Edifício de Palmela ja foi nomeado pelo IGESPAR

Cine-Teatro S. João nomeado Monumento de Interesse Público

Foi publicado em Diário da República, a 14 de fevereiro, o projeto de decisão relativo à classificação do Cine-Teatro S. João, em Palmela, como Monumento de Interesse Público, pelo IGESPAR. A decisão integra a fixação de uma ZEP – Zona Especial de Proteção, com o objetivo de assegurar a proteção do edifício e da sua envolvente. O período de consulta pública está a decorrer e termina a 27 de março.
Cine Teatro é um edifício com história em Palmela 

As observações dos interessados devem ser apresentadas junto da DRCLVT – Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, que se pronunciará no prazo de 15 dias úteis. Caso não sejam apresentadas observações, a classificação e a ZEP serão publicadas em Diário da República, tornando-se efetivas e abrangendo, a partir dessa data, os imóveis aí incluídos.O Cine-Teatro S. João, sala de espetáculos por excelência do concelho de Palmela, foi mandada erigir por Humberto da Silva Cardoso e inaugurou a 26 de julho de 1952.
O arquiteto Wily Braun, o engenheiro Pedro Cavalleri e o encarregado da construção, AntónioVentura, deram corpo a um edifício harmonioso, sóbrio, com amplos espaços interiores e uma sala recheada de pormenores decorativos. Encerrado em 1981 e reaberto em 1991, depois da aquisição pela Câmara Municipal, o Cine-Teatro foi alvo de uma intervenção profunda de recuperação entre o final de 2009 e o primeiro trimestre de 2010. A intervenção incidiu em duas vertentes: por um lado, o restauro e conservação dos elementos de interesse artístico e patrimonial do edifício; por outro, a realização de um conjunto de obras e infraestruturas fundamentais para a qualidade, segurança e modernização do edifício, de acordo com os novos usos e valências que, atualmente, comporta.
O processo administrativo original está disponível para consulta na DRCLVT, situada na Avenida Infante Santo, n.º 69, 1º, em Lisboa. Informações em www.cm-palmela.pt, www.drclvt.pt e www.igespar.pt.

Agência de Notícias 

Comentários