Banco Farmacêutico promove recolha de medicamentos para doar a pessoas que precisam

Amanhã há recolha de medicamentos nas farmácias

O Banco Farmacêutico (BF) realiza este sábado, entre as 9 e as 19 horas, a IV Jornada de Recolha de Medicamentos, envolvendo, no total, 112 farmácias de vários pontos do país. A edição deste ano conta com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, Associação Nacional de Farmácias (ANF), LogistaPharma e das 112 farmácias que decidiram associar-se a esta iniciativa. Nos três anos anteriores, o Banco Farmacêutico doou perto de 20 mil medicamentos a cerca de 60 IPSS.

Campanha decorre amanhã 


A campanha deste ano chega às regiões autónomas, envolvendo um total de 112 farmácias de Lisboa, Amadora, Cascais, Oeiras, Loures, Alverca, Almada, Barreiro, Palmela, Sesimbra, Setúbal, Santarém, Almeirim, Torres Novas, Torres Vedras, Leiria, Borba, Barrancos, Vidigueira, Olhão, Vila Real de Santo António e Açores.
Colaboram neste projecto mais de 300 voluntários que estarão durante o dia nestas farmácias aderentes a prestar os devidos esclarecimentos sobre a iniciativa.
O objectivo do BF é sensibilizar os portugueses a doar medicamentos, produtos de saúde e higiene, para Instituições Portuguesas de Solidariedade Social (IPSS) circundantes aos estabelecimentos aderentes. Este ano, serão beneficiadas 65 IPSS.
“Desde as primeiras jornadas que o número de farmácias e voluntários tem vindo a crescer de forma muito significativa, o que é um sinal do espírito solidário dos portugueses, principalmente numa altura tão conturbada como a que vivemos actualmente” explica Luís Mendonça, Presidente do Banco Farmacêutico. Nesse sentido, “estamos convictos que não vamos assistir a uma quebra nas doações. Pelo contrário, acreditamos que os portugueses vão, mais uma vez, revelar toda a generosidade que nos é característica” acrescenta.
O Banco Farmacêutico é uma iniciativa da Associação para a Assistência Farmacêutica, uma organização sem fins lucrativos que tem como objectivo o apoio a pessoas carenciadas através do fornecimento de medicamentos não sujeitos a receita médica, produtos de saúde e higiene.


Uma ideia que nasceu em Milão

No balcão de atendimento, o farmacêutico aconselha relativamente aos medicamentos mais necessários à instituição apoiada por essa farmácia. Depois de comprar os produtos que deseja doar, o utente deposita-os numa caixa junto ao voluntário. A entrega dos medicamentos às IPSS é feita no próprio dia ou na semana seguinte à Jornada de Recolha de Medicamentos. Só se aceitam medicamentos novos, comprados na farmácia no dia da Jornada.
O Banco Farmacêutico nasceu em Milão, de uma colaboração entre a Companhia das Obras e a Associação Lombarda dos Proprietários de Farmácia. A primeira Jornada de Recolha de Medicamentos decorreu, em Dezembro de 2000. Desde então, a Jornada realiza-se todos os anos, no segundo sábado do mês de Fevereiro. Actualmente, abrange cerca de 3.500 farmácias e já beneficia mais de 450 mil pessoas carenciadas. A iniciativa existe também em Espanha, desde 2007.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários