Em Reportagem: TDT vai ser realidade já a partir de amanhã

Apagão das televisões acontece já amanhã

Setúbal, Lisboa, Porto, Aveiro, Viseu, Leiria, Santarém, uma parte de Coimbra, Braga, Vila Real, Viseu, Guarda e Portalegre, e a franja litoral de Évora, Beja e Faro terão obrigatoriamente de passar para o serviço da TDT a partir de amanhã para poderem continuar a ver televisão em sinal aberto. O primeiro emissor desligado é o de Palmela, com presença do ministro Miguel Relvas. Será ao meio dia em ponto.  

A partir de amanhã sem TDT... não vê TV

O fim total do analógico só vai acontecer no dia 26 de Abril, quando terminarem as três fases do “apagão” progressivo do serviço tradicional – o primeiro já a partir do dia de amanhã, o segundo a 22 de março nos Açores e na Madeira, e o terceiro finalmente em Abril nos distritos de Viana do Castelo, Bragança, Castelo Branco e os territórios de Coimbra, Braga, Vila Real, Viseu, Guarda, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro não abrangidos pela primeira fase do “apagão” de Janeiro.
A contagem decrescente começou em maio do ano passado, com uma primeira zona piloto em Alenquer e, entretanto, no Cacém e na Nazaré. Mas haverá uma parte da população (10%), segundo estimou recentemente a consultora Gfk Metris, que desconhece que vai ter de mudar para a Televisão Digital Terrestre em 2012.
Apesar da crescente procura dos descodificadores que permitem a passagem para a TDT e da campanha que colocou nas ruas e domicílios uns seis milhões de guias sobre a introdução da TDT, a Anacom (Autoridade Nacional das Comunicações) reconhece que há quem vá ficar já em janeiro sem televisão durante alguns dias.

Será preciso comprar descodificador para ver... televisão

A passagem da televisão analógica para a TDT precisa de ser feita por quem não tem um serviço de televisão paga, ou seja, por quem tem apenas os quatro canais de sinal aberto (e no caso das regiões autónomas, também a RTP Madeira ou a RTP Açores).
Numa casa, por exemplo, com duas televisões e em que só uma delas está coberta por televisão paga, o cliente apenas tem de fazer a migração na televisão tradicional. Nesse caso, mudar para a TDT implica a compra de um aparelho descodificador para essa televisão. Há, no entanto, algumas televisões mais recentes que já têm um sintonizador digital – compatível com a norma europeia TDT MPEG-4/H.264 – e que estão preparadas para receber a TDT.
Em Portugal, a última fase da introdução da TDT acontece seis anos depois de a televisão digital se ter generalizado nos principais mercados de televisão da Europa. Arrancou há dois anos em Portugal, mas só em 2011 começou a ser adoptada no terreno. Uma mudança que acontece, definitivamente, em Abril próximo, quando já tiverem passado 55 anos desde as primeiras emissões regulares da RTP.
O principal objectivo declarado para a implementação da TDT nos países europeus foi a multiplicação da oferta de canais, mas o redesenho da paisagem audiovisual foi dependendo da situação particular de cada um, entre três vectores – os canais públicos, os privados e os novos canais da TDT.
No distrito de Setúbal, Alcácer do Sal, Palmela, Seixal, Sesimbra e a cidade de Setúbal ficam sem qualquer sinal a partir do meio dia de amanhã, quando o emissor de Palmela for desligado. Nos restantes concelhos o “apagão da TV” será a 23 de janeiro e 1 de fevereiro. No entanto, a partir de amanhã, parte do distrito ficará sem televisão. 
O ministro Miguel Relvas, responsável pela pasta dos Assuntos Parlamentares, vai estar amanhã em Palmela para assinalar a ocasião.

Paulo Jorge Oliveira  


Comentários