Em Reportagem: Península de Setúbal já com sinal TDT

Setúbal entra na era da televisão digital 

Já é oficial. Setúbal, Palmela e Sesimbra estão sem sinal analógico de televisão. A península de Setúbal e parte do litoral alentejano já estão a receber apenas o sinal de televisão digital terrestre, depois do desligamento do emissor de Palmela às 11h41, quatro minutos antes da hora prevista. Quem não tem descodificador... hoje ficará sem ver televisão.

Às 11h41 de hoje... era esta a imagem na maioria das televisões no distrito 



Numa cerimónia na pousada do castelo de Palmela, o ministro Miguel Relvas, que tutela a comunicação social, deu a ordem de desligamento, através de videoconferência, ao técnico que se encontrava no emissor. Além do emissor de Palmela foram também desligados hoje os retransmissores de Alcácer do Sal, Melides e Sesimbra.
“Estes passos e estas iniciativas têm sempre como objetivo consolidar um País, para que seja mais coeso no plano social e no plano cultural”, disse Miguel Relvas.
“Temos consciência de que estamos a dar um passo que valoriza, no plano tecnológico, o nosso país. É mais um ativo tecnológico, com mais funcionalidades, que os portugueses vão passar a ter ao seu dispor”, concluiu o ministro que tutela a comunicação social.
Na cerimónia estiveram representantes da Anacom, da PT e pelos operadores apenas compareceram a SIC e a TVI. A RTP "hoje não esteve presente na cerimónia por razões internas, mas informou a Anacom das razões que a impediam de participar".
O presidente da Anacom considerou o momento o "verdadeiro ponto de viragem" e reconheceu que este processo "poderia ter sido mais simples, mais interessante e mais incentivador para os consumidores".
"As pessoas sentem que estão a mudar para algo que é quase igual ao que tinham e que tem um custo que para alguns é duro - não vamos escamotear", afirmou Amado da Silva, que também lamentou que as críticas que apareceram nas últimas semanas, como foi o caso das aldeias históricas e de xisto, não tenham sido comunicadas ao regulador aquando das consultas públicas que foram sendo realizadas, para que as situações fossem acauteladas.

PT disse que “cumpriu a sua obrigação” 
Miguel Relvas deu ordem de "desligar" os emissores a partir de Palmela 



Porém, o objectivo da Anacom, frisou o presidente, é que "nenhum português fique sem televisão, sobretudo aqueles para quem a televisão é a única companhia". Elogiou a PT que "tem feito o que tem que fazer", mas também garantiu que continuará a "apertar até onde puder" o grupo de telecomunicações para que continue a cumprir as suas obrigações.
Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom, procurou desmistificar algumas críticas dos últimos meses. "Não tem nada a ver com a estratégia da televisão paga da PT ou de outros operadores", comentou, à chegada, questionado pelos jornalistas. "Estamos essencialmente a prestar um serviço de engenharia que permite que toda a gente possa ver televisão".
"Não existe conflito de interesses nenhum: não é necessário subscrever qualquer serviço de televisão paga para continuar a ter acesso aos quatro canais" de sinal aberto, vincou, no seu discurso perante os convidados. Sobre o facto de em Portugal a TDT ter apenas os actuais quatro canais abertos, Zeinal Bava disse que "a PT limita-se a transportar o sinal e o número de canais é uma decisão externa à PT. Era suposto a PT transportar o sinal de seis canais. Existindo apenas quatro, a PT fica prejudicada porque vai cobrar menos do que era suposto pelo contrato", queixou-se Zeinal Bava.

SIC e TVI chegam agora a todo o país

O presidente da operadora de telecomunicações acredita que com a TDT, que "vem abrir um mundo digital a todos os portugueses", vão "alterar-se os hábitos de consumo de televisão": "Quem compra um descodificador, além de ter acesso a um guia da programação, pode ligar um disco externo que possibilita a gravação de programas, o que até aqui não era possível a quem tinha apenas os quatro canais", disse o responsável da Portugal Telecom.
Além disso, realçou Zeinal Bava, se até aqui a TVI só era vista por 82% da população e a SIC só chegava a 88%, agora todos os canais de sinal aberto "vão chegar a 100% da população através da TDT".
Hoje deu-se apenas o primeiro passo da primeira fase do desligamento. A 22 de Março começa a segunda fase, que abrange os emissores e retransmissores das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, estando o apagão geral marcado para dia 26 de Abril.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários