Em Reportagem: Palmela substitui Palmeiras por outras árvores

Palmela replanta árvores nos espaços públicos do concelho

Com o objectivo de salvaguardar a segurança de pessoas e bens, a Câmara de Palmela foi obrigada a proceder ao abate de seis palmeiras, com cerca de 90 anos, contaminadas pela praga do escaravelho, no Sítio da Santa, à entrada do Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela. A operação de retirada das palmeiras decorreu ao longo da semana passada e envolveu recursos técnicos e humanos da Câmara Municipal, dos Bombeiros Voluntários de Palmela e da GNR de Palmela. Se o surto está a afetar as Palmeiras do concelho, a autarquia já meteu mãos à obra e está a plantar 220 árvores por todo o concelho.

Aires, freguesia de Palmela, já tem novas árvores 


Todo o concelho tem sido fortemente afectado por esta praga, que atinge especialmente as palmeiras da espécie Phoenix Canariensis, e se desenvolveu na Bacia do Mediterrâneo. Há cerca de dois anos que a Câmara Municipal desenvolve acções no sentido de conter esta doença mas, face à intensidade da propagação, os esforços têm-se revelado infrutíferos.
Devido ao avanço da praga, a Câmara vê-se confrontada com a necessidade de prosseguir o abate, em espaço público, dos exemplares atingidos e apela aos proprietários de palmeiras afectadas, que procedam de igual modo, de acordo com as regras amplamente divulgadas e disponíveis para consulta no site do Município (www.cm-palmela.pt )
A Câmara Municipal está, entretanto, a replantar árvores de diversas espécies, em espaços públicos do concelho. Dos 220 exemplares que irão contribuir para qualificar a paisagem urbana, foram já plantadas 51 árvores, nas freguesias de Palmela, Pinhal Novo e Poceirão.


Agência de Notícias 

Comentários