CP confirma paragens "experimentais" já a partir de amanhã

Alfa Pendular com paragens em Grândola e Ermidas do Sado.

Os comboios intercidades deixaram de passar na capital do Distrito; Setúbal, e em Alcácer do Sal. Porém, a CP definiu que há novas paragens para o Alfa Pendular que faz viagem entre Faro/Lisboa/Coimbra/Porto. As novas paragens são em Ermidas do Sado e Alvalade (Grândola)  já a partir de amanhã.

Alfa com paragens em Grândola e Ermidas do Sado 


As novas paragens do Alfa Pendular, em Grândola e Ermidas do Sado, no concelho de Santiago do Cacém, são mais valias para a população mas não substituem o antigo percurso regional entre Setúbal e Tunes. O serviço, que terá início amanhã, 1 de fevereiro é, de acordo com a presidente da Junta de Freguesia de Grândola, “muito positivo e vai servir a população mas o facto de não parar em Setúbal “prejudica em muito os habitantes da região”, argumentou Fátima Luzia.
“As pessoas queixavam-se dos horários do Intercidades” afirma a autarca de Ermidas do Sado, que demonstra receio por este serviço, “experimental por três meses, poder terminar por o número de utilizadores não ser suficiente para a CP”. Fátima Luzia diz ser “preciso um pensamento positivo e esperar que este serviço não termine pois a população já foi extremamente prejudicada com o corte da linha regional” dando como exemplo “as consultas no Hospital em Setúbal, para onde as pessoas já têm muita dificuldade em se deslocar”.


Experiência terá um mês

A introdução das novas paragens no Alfa Pendular, que faz o trajecto Faro-Porto, com saída da cidade algarvia às sete da manhã, foi a forma encontrada pela CP para colmatar as carências horárias, “que tinham sido reclamadas pelas autarquias após a aplicação do novo modelo de exploração da linha Sul” disse fonte da CP, "pois o serviço Intercidades que faz paragem agora nas estações de Ermidas do Sado e Grândola só chegava a Lisboa as treze horas". “Este será um serviço experimental, que permitirá estudar a efetiva procura nas localidades abrangidas” diz a CP. 
A mesma fonte sublinhou que a alteração estará em vigor durante um período experimental de um mês, durante o qual a empresa vai "monitorizar a procura deste comboio nas estações abrangidas e avaliar se a manutenção das referidas paragens se justifica".

Preço dos bilhetes não é acessível  

Rui Santos, presidente da junta de Alvalade, acha que "apesar de ser um serviço bem vindo, que ainda não existia na região", a única vantagem “é mesmo o horário, porque o tempo de viagem acaba por ser semelhante e o bilhete mais caro”. O autarca, que entregou ao ministério dos transportes, conjuntamente com outros presidentes da junta da região, um plano alternativo que consiste na utilização dos comboios intercidades e regional na mesma linha, considera mesmo “que este serviço não traz grandes benefícios porque não colmata as verdadeiras necessidades da região que passam pelo serviço regional da CP”.
Nem a Câmara de Grândola nem de Santiago do Cacém se prenunciaram ainda sobre a decisão da CP. O Alfa parará ainda em Santa Clara Sabóia e Funcheira, no distrito de Beja. No distrito de Setúbal, o Alfa Pendular ainda pára na estação de Pinhal Novo.


Agência de Notícias 

Comentários