Centro Histórico de Palmela vai entrar em obra

Palmela aprova lançamento de concurso para duas novas empreitadas


No âmbito do Programa de Acção “Recuperação e Dinamização do Centro Histórico de Palmela” (operação co-financiada pelo QREN, através do PORLisboa, no âmbito do regulamento específico Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana) a Câmara Municipal aprovou, na última reunião do Executivo, o lançamento de concursos públicos para a execução de duas novas empreitadas: a requalificação do Parque Venâncio Ribeiro da Costa e entrada Norte do Castelo e da Praça Duque de Palmela, Largo do Município e zona adjacente.

Mata do Castelo vai sofrer melhoramentos, afirma a autarquia 

A primeira empreitada tem como objectivo requalificar e animar um dos mais antigos e carismáticos espaços verdes do concelho e dotar o parque de melhores condições de circulação, em termos físicos e visuais, realçando os elementos patrimoniais existentes e criando condições para que possam ocorrer eventos dinamizadores da vivência daquele espaço. Os trabalhos englobam a regeneração da estrutura vegetal, recuperação de muros e pavimentos, construção de muros de sustentação de alvenaria e betão, revestimentos de madeira, re-estruturação da rede de pontos de rega, instalação de mobiliário urbano e rede de iluminação pública.
A empreitada de requalificação da Praça Duque de Palmela, Largo do Município e zona adjacente visa a remodelação da configuração urbana dos largos, com repavimentação e alteração da afectação do espaço, nomeadamente, no estacionamento automóvel, implantação de mobiliário urbano (bancos e papeleiras) e reformulação da rede de iluminação pública. Os trabalhos integram a requalificação das infra-estruturas de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e re-pavimentação da Praça Duque de Palmela, Largo do Município, Alameda Nuno Álvares Pereira, Miradouro e Av. dos Cavaleiros da Ordem de Santiago.
Esta intervenção reveste-se de grande significado, na medida em que se trata de uma área de proeminente valor arquitectónico e patrimonial, onde se erguem o Pelourinho, datado de 1645, o edifício dos Paços do Concelho, a Igreja de S. Pedro e a Igreja da Misericórdia, numa zona de grande afluência de pessoas, devido à passagem obrigatória de acesso ao Castelo, à existência de diversos serviços de apoio ao munícipe e à localização da Igreja Matriz da vila.

Agência de Notícias 

Comentários