S.energia já é uma referência a nível ambiental e energético

Moita, Barreiro e Montijo vão poupar 90% no consumo energético

A S.energia, Agência Regional de Energia dos concelhos de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete – tem como acção primária “construir uma Península de Setúbal mais sustentável e ambientalmente mais equilibrada”. Tem-se afirmado como uma referência na área do Ambiente na 1ª década do século XXI. Em marcha está uma candidatura que vai poupar 90% no consumo energético dos concelhos da Moita, Barreiro e Montijo.

Municípios estão empenhados em melhorar consumo energético 


A S.energia apoiou tecnicamente os municípios do Barreiro, Moita e Montijo nas suas candidaturas ao QREN Energia para financiamento de um conjunto de investimentos na Iluminação Pública e Semaforização. As três candidaturas aprovadas possibilitarão a introdução de tecnologias mais eficientes e por esta via poupanças energéticas anuais superiores a 1,7 GWh, às quais corresponde uma redução de emissões de CO2 de aproximadamente 500 toneladas.
As candidaturas apresentadas prevêem a conclusão da reconversão de todos conjuntos semafóricos para a tecnologia LED nos 3 municípios, mudança que proporciona reduções de 90% no consumo energético. Na iluminação pública são propostas soluções que reduzem os consumos eléctricos entre os 30 e 80% consoante a solução técnica que melhor se adapta ao local.
 No conjunto das 3 candidaturas, o investimento previsto ronda os 700 mil euros, com financiamento de 50%, e gera poupanças anuais superiores a 200 mil euros, o que permite um período de retorno do investimento realizado pelos municípios inferior a 2 anos.
Este tipo de projectos “demonstra que o investimento em eficiência energética, desde que garantidos períodos de retorno razoavelmente curtos, é um modo convincente de redução de despesa”, diz fonte da Agência de Energia. No entanto, e dado o período crítico na economia nacional, e a diminuição do financiamento das autarquias, é “cada vez mais difícil assegurar as verbas necessárias a investimentos avultados. Torna-se assim mais importante assegurar que as medidas de optimização da rede estejam sempre presentes na gestão corrente da rede de iluminação pública”.
Para tal, é absolutamente necessário deter um cadastro permanentemente actualizado de todos os equipamentos, consumos e níveis de iluminação, que atualmente não existe, mas que a S.energia se prepara para elaborar em conjunto com os municípios da Moita, Barreiro e Montijo.

A função da S.energia

S.energia quer cidades mais eficientes a nível energético 

A S.energia, tem actuado de forma muito activa no sentido de sensibilizar a sociedade civil, as instituições, os autarcas, para a importância da utilização mais racional da energia, apoiando e divulgando a Política Energética e Ambiental ao nível nacional e europeu.
A Agência tem promovido acções de formação de técnicos, realizou estudos para a certificação energética de edifícios, promoveu a análise das tecnologias energeticamente mais eficientes no sector da iluminação pública e estimulou a implementação de projectos de energias renováveis.
Desde que nasceu, contribui de forma activa para que sejam assumidos os compromissos do Pacto dos Autarcas, relativamente às questões energéticas, Continua a desenvolver os estudos para a certificação energética a todos os edifícios municipais dos quatro concelhos.
A S.energia, com a sua acção conta que “ajuda a construir uma Península de Setúbal mais sustentável e ambientalmente mais equilibrada, por tudo isso, afirmou-se como uma referência na área do Ambiente na 1ª década do século XXI”.

Agência de Notícias 

Comentários