Ano Novo. Vida... Nova?

Pena Solta - By Lia Santos
Ano Novo. Vida... Nova?
Será que é preciso um calendário para nos dar força e abertura de mente para os mais profundos desejos? No início de cada ano pensamos sempre que tudo muda, deseja-mos algo mais que o ano que passou...mas será que é preciso uma data mudar num dia para ter-mos essa tal força e pensamento?! Porque não o fazemos todos os dias cada vez que queiramos? Vai tudo do nosso pensamento afinal...mas penso, o que mudou este ano que marque os outros passados? Mudou sim... é mais um ano a acrescentar a idade, é mais um ano em que tudo evolui cada vez mais, é mais um ano de aprendizagem, mas não deixa de ser apenas mais um... criamos ideais na mente sobre coisas que nos próprios criamos e usamos por vontade própria, mas não são elas que vão traçar ou guiar o caminho da vida.

Apenas temos a necessidade de ter algo e acreditar em algo para que certas coisas façam sentido... talvez! Mas não é por isso que deixo de desejar...de sonhar...de acreditar...vejo muitos de nos a espera que os sonhos saiam do sono profundo da noite, vejo muita gente a guiar-se por atividades que muitas apenas são profissão e dai deixamos a vida para traz. Independentemente da alteração de ano ou não nada ou pouco muda como em qualquer data.eu vejo a transição de ano como uma tradição apenas, algo festivo que ficou marcado no papel, algo que consegue alegrar um mundo inteiro...convívio. Mas porque não andamos assim o ano inteiro?
Ouvi dizer alguém que os nossos problemas são do tamanho das nossas responsabilidades! Será? talvez... Até poderei acreditar em algo disso, mas deveríamos saber enfrentar os momentos mais baixos com um sorriso do que com o isolamento. A vida é muito curta e nos ainda a cortamos mais quando deixamo-nos adormecer em certos momentos. pergunto-me...já alguma vez alguém parou a beira dum passeio e tentar reparar na vida que nele existe? Talvez alguém sim...mas muitos de nós não repara na beleza da vida e não vê as coisas mais pequenas a nossa volta. Só o fato de estar rodeada de pessoas idênticas a mim e ver que cada uma tem o seu lado especial já me faz sorrir.
Incrível é como pode existir tantos de nos semelhantes mas nenhum igual...só isso faz-me feliz porque cada um de nós marca a diferença a sua forma e completamo-nos uns aos outros...este ano fui feliz...assim como farei para ser muitos mais...porque ter problemas, tristezas, alegrias e emoções fazem-me sentir viva, e a isso agradeço. Se sonhas então acredita sempre no teu sonho que ele um dia torna-se real...basta acreditar e isso sim é um começo. Basta estar presente e isso sim é um caminho a percorrer...basta sentir e isso sim é um caminho para viver! Adoro a vida e tudo o que nela existe e adoro mais ainda ver que existem milhões de pessoas que dão valor a isso. Porque a vida não é apenas ter, mas sim é poder fazer.
Para 2012 não desejo um mundo melhor, mas sim desejo o nosso mundo! Porque todos somos parte dele e somos nos que o fazemos existir, toda a nossa diferença faz a igualdade. Basta acreditar. Não quero uma vida nova...apenas quero a minha vida.


Lia Santos 
Lisboa 

(Lia Santos escreve todas as quartas-feiras a rubrica Pena Solta, pensamentos da alma)  







Outros artigos da autora:

Um sonho de Natal...

Comentários