PCP quer Secundária em Quinta do Conde

PCP quer que a construção de Escola Secundária avance de imediato

Em Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, a população cresceu – de acordo com os censos 2011 – 106% numa década. Naquela freguesia há apenas uma escola secundária provisória há 20 anos e construída para 400 alunos. Hoje serão perto de mil. Por isso, perguntam os deputados do PCP, eleitos por Setúbal, se o Governo reconhece a insuficiente capacidade da rede pública naquela freguesia em relação ao ensino secundário e face a esta evidência como pretende o Governo resolver o problema. Espera-se uma resposta do Ministério da Educação.

Nova  Secundária para Quinta do Conde está em... equação pelo Governo

A Freguesia da Quinta do Conde, no Concelho de Sesimbra, segundo os Censos de 2011, tem mais de 26 mil habitantes, registando-se um crescimento demográfico de 106% em relação a 2001. No entanto esse crescimento não foi acompanhado do aumento de equipamentos, nomeadamente estabelecimentos educativos ao nível do ensino secundário.
De acordo com o PCP, na freguesia da Quinta do Conde, apenas há uma Escola Secundária – a ES Michael Giacometti – e está provisória há mais de 20 anos, “com uma capacidade para cerca de 400 estudantes do ensino secundário, abaixo das estimativas da população estudantil em idade de frequência do ensino secundário, que rondará os cerca de mil estudantes”.
Por isso, dizem os deputados comunistas, “é evidente a necessidade da construção de uma nova escola secundária nesta Freguesia, já reconhecida pelo Ministério da Educação”.

Escola Secundária do Peru avançará?

A Câmara de Sesimbra já disponibilizou um terreno para a construção da escola, tendo sido adjudicado o projecto em Junho de 2011, com a perspectiva de conclusão da obra no início do ano lectivo 2013/2014.
No entanto, o Governo suspendeu todos os projectos de construção previstos para avaliação, no qual se inclui a Escola Secundária do Peru, na Quinta do Conde. Para os deputados, a construção daquela escola é “determinante para assegurar a todos os estudantes o direito à educação, pública, gratuita e de qualidade, como consagrado na nossa Constituição, pelo que, o Governo deve lançar o concurso para a construção da escola secundária na Quinta do Conde, como planeado”.
E por isso, na Assembleia da República, numa missiva assinada pelos deputados Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, os comunistas querem saber “se o Governo reconhece a insuficiente capacidade da rede pública na Quinta do Conde em relação ao ensino secundário e face a esta evidência como pretende o Governo resolver o problema”.
Os deputados questionaram também o Governo para saber se este vai lançar o concurso para a construção da escola secundária na Quinta do Conde, como planeado, para entrar em funcionamento no ano lectivo 2013/2014.
Cabe agora ao Ministério chefiado por Nuno Crato responder se, de facto, a Escola Secundária do Peru – já aprovada pelo anterior governo – terá luz verde para avançar ou se a Quinta do Conde ficará com uma escola secundária feita há 20 anos para albergar 400 alunos. 

Paulo Jorge Oliveira

Comentários