Natal no Mundo - Brasil

O país do Papai Noel
Passar o Natal no Brasil é muito diferente do que estamos habituados na Europa. Enquanto por cá treme-se de frio junto às lareiras, por lá o Verão começou ontem. Há calor, muita gente na praia de dia e noite. Conheça as tradições do Natal do outro lado do oceano.  
 http://www.wix.com/agencianoticiasadn/natalnomundo_brasil


Olhe-se, por exemplo, o que diz o site da Câmara (lá é Prefeitura) de Itapema, no Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. “Itapema, pela primeira vez, organiza comemorações natalinas, enfeitando prédios, ruas, criando eventos, apresentando shows. É festa pertinho da gente, com direito a mar, boa comida, quem sabe até sol. Afinal, é  quase verão. ‘Estrelas de Natal’, evento da Prefeitura de Itapema, acontece na praia catarinense desde 27 de Novembro até  8 de Janeiro”. É o Natal quente, de noites curtas e de muita praia. Das férias de Verão e sem nenhum frio. Lá, como diz outro site, é fácil “agarrar-se na trouxa do bacalhau com batata cozida e vamos celebrar com a família perto do mar”. 
O Gramado no Rio Grande do Sul foi uma das primeiras cidades a fazer desta época uma autêntica festa, contudo a capital do Natal é considerada em Curitiba (Paraná). O Rio de Janeiro possui todos os anos uma enorme árvore de Natal que leva muitos turistas a cidade para a visitarem.

O Natal em São Paulo

Em São Paulo, a maior cidade do Brasil, o Natal é, cada vez mais, uma atracção turística. Ruas, praças e até transportes públicos se transformam nesta época e até nem falta as pistas de gelo nada vulgares no Brasil. Mas são os “Shopping” gigantescos que, por esta altura,  mais  se vestem a rigor para receber o Natal. Só um exemplo... no dia 8 de Dezembro a autarquia local vendeu todos os ingressos disponíveis para o Roteiro Natalício pela cidade. Em apenas uma semana de funcionamento, a Praça de Natal da Avenida Paulista recebeu mais de 80 mil pessoas! Destaque na programação, a atracção poderá ser visitada gratuitamente até o dia 25 de Dezembro, quando então começará a transformar-se em palco do Réveillon. 

Campos Jordão recorda o Natal europeu

Não há neve, nem inverno rigoroso. Mas Campos do Jordão – uma pequena cidade do interior de São Paulo - mantém sua tradição de cidade de ares europeus, reproduzindo a atmosfera dos natais do outro lado dos oceanos.
A cidade localizada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, faz a festa com concertos, shows de luzes, presépios, corais. Mesas natalinas recuperam tradições de países diferentes, como Portugal, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e os restaurantes capricham nos cardápios de celebração, colocando muita fruta vermelha da região, como   framboesas, amoras, mirtilo nos doces e nos salgados, acompanhando carne de caça.

Rio também celebra o Natal

E no Rio de Janeiro? Bem, no Rio há a maior árvore de Natal flutuante do mundo e ficará acesa até 6 de Janeiro, quando “os Reis” chegarem ao Rio e anunciar o fim do Natal.
A Parada Iluminada de Natal no Rio de Janeiro que saiu à rua ontem, 20 de Dezembro, abriu a semana do Natal do Rio. O evento é imperdível para aqueles que vão passar as festas de fim de ano na cidade maravilhosa. Tripés gigantes, carros alegóricos, bonecos articuláveis e mais de 400 participantes num espectáculo que mescla música, teatro, dança, circo e muito mais. Esse evento foi inspirado nos que acontecem em cidades como Nova Iorque todo ano. É anunciado como o maior evento de Natal do mundo.

Tradições para todos os gostos


O Brasil não pára no Natal. Belém, Manaus, (na Amazónia), Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, Macéio, Belo Horizonte, Florianópolis, João Pessoa e a própria cidade de Natal são outros pontos obrigatórios para um Natal muito quente, muito suado e muito abençoado.
E como o povo brasileiro é um dos mais alegres do mundo, a comemoração do Natal aqui não podia passar em branco. São milhões de brasileiros reunidos em família para comemorar a chegada do 25 de Dezembro, data do nascimento do menino Jesus. Regada de tradições e costumes populares, a festa do Natal tem diferentes actuações em todo o país, com manifestações regionais diferenciadas e evidenciadas principalmente no norte e nordeste.
Em geral, o Natal no Brasil em pouco ou nada difere dos natais norte-americanos e europeus: reúne-se a família na troca de presentes junto à árvore de Natal e a mesa é sempre bem farta. A única grande diferença é o clima. Por lá muito calor, por cá... o frio, a chuva e a neve.

Foi mais um Natal pelo Mundo...

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários