Natal no Montijo

Música, arte e artesanato marca Natal de Montijo

O Montijo está em festa neste Natal. Concertos de Natal, exposição de presépios no Posto de Turismo e a feira de artesanato de Natal todos os fim-de-semana na Praça da República [a principal praça da cidade] são as iniciativas patrocinadas pelo município de Montijo.

Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro

Assim, já no próximo sábado, dia 17 de Dezembro, às 21h30, a sala principal do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida recebe o concerto de Natal do Grupo Coral do Montijo, do Coro da Universidade de Évora – Corué e do Grupo Coral de Portela. A entrada custa cinco euros.
No dia seguinte, 18 de Dezembro, às 16h00, a música continua na Igreja Matriz com o segundo espectáculo do “Ciclo de Concertos nas Igrejas do Concelho”. Poderá, assim, assistir a um concerto de Natal pelo Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo.
O Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro foi fundado em Outubro de 1998. Desde então tem organizado encontros de coros e realizados diversos concertos de Natal em vários locais do país. O Coro, composto por 35 coralistas, é dirigido pelo Maestro Willy Popovic. 

Presépios de todo o país em exposição

Por sua vez, no Posto de Turismo, até 6 de Janeiro de 2012, está patente a exposição “A arte dos presépios” que pretende promover o artesanato genuíno, na vertente do tradicional e do contemporâneo.
Da exposição constam cerca de 20 presépios elaborados por artesãos e designers nacionais, vindos de diferentes pontos do país: Coruche, Mafra, Palmela, Vila Franca de Xira, entre outros.
Estas peças únicas foram realizadas nas mais diversas matérias-primas, como o barro, a rafia, casca de ovo de avestruz e a cortiça, sendo este último material um dos representativos da Associação de Artesãos de Montijo, presente na mostra. As peças estão à venda ao público.
A exposição pode ser visitada, no Posto de Turismo de Montijo, de terça a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. 

Feira de artesanato de Natal

Até ao final do mês de Dezembro, aos fins-de-semana, na Praça da República, entre as 10h00 e as 17h30, a Associação de Artesanato Montenenufar, promove uma feira de artesanato de Natal, com demonstrações ao vivo. Os mais pequenos podem usufruir de um carrossel instalado no centro da cidade. A animação de Natal conta, ainda, com a colaboração da Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal – Delegação Montijo/Alcochete que disponibilizou três pais natais que percorrem diversas artérias do centro da cidade.
Aproveite esta época festiva para apreciar boa música, visitar o centro do Montijo e quem sabe adquirir, um original presépio de Natal!

Agência de Notícias 

Comentários