Montijo inaugurou Unidade de Gastrenterologia

Equipamento inovador na região custou cerca de 300 mil euros

A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, no Montijo, procedeu à inauguração da nova Unidade de Gastrenterologia, que conta na sua direcção com Isabelle Cremers, uma das mais conceituadas médicas do país nesta área. O diretor clinico, Francisco Prates, afirmou que “há pessoas que morrem desnecessariamente jovens porque não fizeram um diagnóstico atempado de cancro no colon. Pura e simplesmente por isso, não por negligência médica, não por falta de vontade do doente de o fazer, mas porque não têm acesso a esse tipo de exames. A partir de agora vão ter acesso. Esta será uma unidade de referência na zona”, referiu o médico. 
União Mutualista, no Montijo, inaugurou novos serviços médicos 

“Esta unidade vai ser um marco histórico na instituição e permitir que se evitem muitas mortes seguramente”, disse o director que agradeceu ainda a Isabelle Cremers, “uma médica de grande prestígio nacional e internacional, que interrompeu a carreira para se dedicar exclusivamente a esta unidade”. Lembre-se que a médica saiu do hospital de Setúbal, onde era responsável pelos serviços, para se dedicar a chefiar esta nova unidade no Montijo.
Isabelle Cremers agradeceu o convite para aceitar o desafio e liderar este. “Criar uma unidade de raiz é muito aliciante numa área em que não havia nada, o que é para mim do ponto de vista profissional muito importante”.
“Sei por experiência própria que o acesso à endoscopia convencionada é muito difícil. Isso agora mudou com esta iniciativa. Congratulo e felicito a visão desta direcção por terem a coragem de se lançarem a este projeto” acrescentou.
O presidente da União Mutualista, António Júlio de Almeida, agradeceu a confiança depositada na instituição pelos financiadores, garantindo que este é um investimento que vai no sentido de uma linha de construção de uma clínica de qualidade, de excelência. Este é um passo exemplar para todas as outras áreas”.
Para o presidente da instituição, esta nova unidade apresenta “tecnologia de ponta, com equipamentos dos mais modernos”. É uma unidade “inovadora”, tanto em Montijo como “nos vários concelhos vizinhos”, disse António Júlio Almeida. “No arco ribeirinho, Alcochete, Montijo, Moita, até ao Barreiro, incluindo Palmela, somos a única entidade que presta um serviço destes, com tecnologia de ponta”.

Montijo fica melhor servido 
Para Nuno Canta, presidente da Câmara  do Montijo, “esta nova unidade não seria possível sem a determinação, o empenho, o trabalho dos atuais dirigentes da união mutualista e de toda a equipa que se empenha todos os dias, mesmo em momentos de grandes dificuldades”.
Para um pleno acesso à saúde "devemos considerar todas as contribuições, garantindo sem exclusões e sem desigualdades o acesso de todos aos serviços de saúde com esta nova unidade, no Montijo, modernizamos o serviço de saúde, melhoramos a confiança dos cidadãos nos profissionais de saúde e nas instituições da cidade", refere o autarca
Recorde-se que na reunião de câmara de 11 de Maio, A Câmara do Montijo aprovou, também, a atribuição de 45 mil 473 euros à União Mutualista para aquisição de equipamento de imagiologia médica. Em questão estava a aquisição de um endoscópio e um colonoscópio para a nova unidade. A proposta foi aprovada por unanimidade.
A nova Unidade de Gastrenterologia pretende ser uma referência a nível nacional, na qual serão realizadas consultas e exames de elevada complexidade, como endoscopias e colonoscopias com sedação. Esta unidade custou cerca de 300 mil euros.

Comentários