Mostra de Vinhos em Fernando Pó está de regresso de 3 a 5 de Maio

"Os produtores começaram a ganhar dimensão na Mostra, que tem dado nome ao nosso território"

A Mostra de Vinhos regressa a Fernando Pó, no concelho de Palmela, de 3 a 5 de Maio, para uma edição que se espera que seja a melhor de sempre. Ao longo destes três dias, o público pode contar com música, dança, animação e, claro, assistir à entrega de prémios do melhor vinho em mostra, esta que irá ser realizada no sábado, de modo a que no domingo ainda seja possível comprar os vinhos vencedores no local do certame. Cláudia Martins e os Minhotos Marotos fecham a mostra para que se possa fazer um baile ao sabor dos melhores vinhos de Palmela.
Evento mostra os melhores vinhos de Palmela 

Nesta 27.ª edição, o espaço da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó conta com algumas novidades, para maior conforto das/os visitantes. Andreia Brás, representante da Comissão Organizadora da Mostra de Vinhos, explicou que, em vez da tenda da restauração, haverá seis tasquinhas no exterior, numa esplanada ao longo da rua, garantindo uma maior rapidez no serviço prestado. No sábado e domingo, as tasquinhas vão estar a funcionar logo a partir das 12 horas, para almoços.
Este ano, vão estar a concurso 21 vinhos tintos e 16 brancos e a organização criou condições para manter os vinhos mais frescos para degustação. Haverá 12 pavilhões de adegas, para além de outros produtos, como pão e doçaria. A organização volta a apostar nos mercadinhos, contando já com 16 inscrições.
O evento contará com um programa gastronómico e de animação composto por provas e exposição de vinhos, provas comentadas, produtos regionais, showcookings, petiscos, concertos, cante alentejano, dança, bailes, folclore e jazz, em três palcos (zona das tasquinhas, zona dos produtores e salão de provas, na antiga sede).
A entrada tem o valor de dois euros e o copo oficial da Mostra vai estar à venda por três euros, mas os visitantes podem levar o copo de 2023.
A Mostra é organizada com a parceria da Câmara Municipal de Palmela, União das Freguesias de Poceirão e Marateca e Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó.

Autarquia reforça apoio ao evento 
Mostra decorre no primeiro fim de semana de Maio 
Para o presidente do município, Álvaro Amaro, o evento "não é só uma montra de promoção do que de melhor se faz, mas também um momento de festividade e autoestima da população".
O autarca destacou o esforço do município na promoção da Mostra, com destaque para a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, o aumento do apoio financeiro de três mil  para cinco mil euros e o investimento numa cobertura de palco, que aumentou os apoios logísticos em mais 2.400 euros.  Recentemente, foi também aprovado um Protocolo de Cooperação com a Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, para requalificação do edifício sede da coletividade, dotando-o de melhores condições ao nível da eficiência energética, conforto térmico e segurança.
A presidente da União das Freguesias, Cecília Sousa, não tem dúvidas de que a Mostra "tem sido promotora do sucesso da Aldeia Vinhateira de Fernando Pó. Os produtores começaram a ganhar dimensão na Mostra, que tem dado nome ao nosso território", destacou a autarca. 
A Mostra de Vinhos enquadra-se na OIL Poceirão e Marateca, projeto financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa. 

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Palmela 

 

Comentários