Festa do Senhor Jesus das Chagas regressa a Sesimbra esta quarta-feira

Devoção, música, gastronomia e divertimentos animam vila durante 12 dias 

Per7ume, Pedro Mafama e Fingertips são os artistas cabeça de cartaz da Festa das Chagas que começa já nesta quarta-feira em calendário que se estende até 5 de Maio. O certame realiza-se, anualmente, para homenagear a comunidade piscatória do concelho e em honra do Senhor Jesus das Chagas. São as primeiras grandes festas do distrito de Setúbal e está associada às celebrações religiosas em honra do Senhor Jesus das Chagas, que têm o seu momento alto no dia 4 de Maio, feriado municipal, com a procissão, que percorre as principais ruas da vila. A primeira procissão de que há registo aconteceu em 1895 e nos anos seguintes as comemorações atingiram grande esplendor, lembra a autarquia de Sesimbra. A festa conta com zona de divertimentos, área destinada a tasquinhas do mar, onde o peixe e marisco de Sesimbra podem ser saboreados.
Procissão tem mais de 100 anos e é o momento alto das festas

Pedro Mafama, autor de Preço Certo, um dos mais populares êxitos portugueses de 2023, inspirado na música tradicional de baile, atua na primeira grande noite da Feira da Festa das Chagas. O artista vem apresentar o seu último disco, Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente, lançado em Maio do ano passado. Estrada, tema de estreia que junta o cante alentejano com a rumba portuguesa numa viagem pelas estradas do seu universo, e Marcha Bonita, onde Pedro Mafama se inspira na cidade de Lisboa e canta-lhe uma marcha popular, são outras das músicas que compõe o álbum.
Num registo bem diferente, os Fingertips apresentam- se na noite de 4 de Maio, feriado municipal. A banda estreou-se em 2003 com o álbum All ‘Bout Smoke N’Mirros, que rapidamente se tornou um dos maiores sucessos desse ano, com os singles Picture Of My Own e Melancholic Ballad (For The Leftlovers), alcançando o primeiro lugar nas rádios e recebendo nomeações para dois Globos de Ouro.
Para esta tour de espetáculos, que assinala as duas décadas de carreira, a banda promete uma experiência contagiante e singular, levando o público a viajar em memórias através dos êxitos intemporais. 
Ainda em Abril, o cartaz musical conta ainda com o concerto dos Perfume, que produziram o seu primeiro trabalho homónimo, em 2008, e que valeu à banda um disco de ouro e a nomeação para os Globos de Ouro 2009.
Em 2021, lançaram o álbum Saudade, que conta com a participação de Júlio Isidro, que trouxe novas músicas, com outros duetos de várias personalidades nacionais. O cartaz musical da Feira das Festa das Chagas fica completo com o concerto Atchim, para crianças, e os espetáculos com Eterna Galé e Zanabatuta e Farra Fanfarra.
A Festa das Chagas está associada às celebrações religiosas em honra do Senhor Jesus das Chagas [protetor dos pescadores], que têm o seu momento alto no dia 4 de Maio, feriado municipal, com a procissão, que percorre as principais ruas da vila. A procissão, que se realiza há mais de cem anos, é uma das mais antigas e maiores do sul do país e começa na  Igreja Matriz até à Capela da Misericórdia. Segue-se depois um Sermão no Largo da Marinha e bênção ao mar e às embarcações.

Comentários