Sines pode ser destino da Rota da Seda do século XXI

Chineses querem reativar rota da seda com passagem por Portugal 

O conselheiro de política externa do Governo chinês, Lev Fengding, manifestou-se favorável à inclusão do porto de Sines na rota marítima da seda do século XXI proposta pela China. "Portugal é um dos terminais da rota marítima da seda e o porto de Sines é importante para a ligação da China com a Europa e a África", disse o conselheiro chinês à Lusa, em Lisboa, onde se deslocou esta semana para apresentar a iniciativa "Uma Faixa e Uma Rota". A possibilidade de Sines ser incluído nesta rota é vista com interesse pelo presidente da administração portuária, João Franco, que considera a China “um destino estruturante nas relações com o Oriente”. A hipótese também agrada ao presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, que lembra que “o interesse da China em Sines não é de agora”.
Rota da Seda pode ligar Sines à China 

A possibilidade de o Porto de Sines ser incluído na Rota da Seda do século XXI é vista com interesse pelo presidente da administração portuária, João Franco, que considera a China “um destino estruturante nas relações com o Oriente”.
A posição do presidente da Administração do Porto de Sines surge após o conselheiro de política externa do Governo chinês Lev Fengding se ter manifestado favorável à inclusão do porto alentejano na rota marítima da seda do século XXI proposta pela China.
“Concordo e estou perfeitamente alinhado com as declarações do senhor conselheiro Lev Fengding, um estudioso desta área, com grande conhecimento desta realidade e com uma visão global do comércio internacional”, disse ontem à agência Lusa o presidente da administração portuária. João Franco destacou ainda que o Porto de Sines, na costa ocidental de Portugal, tem todas as condições para operar as mercadorias que vêm da China, que é “um destino estruturante nas relações com o Oriente” em que está “muito interessado”.
“Ao incluir o Porto de Sines na Rota da Seda o conselheiro Lev Fengding exprime uma visão estratégica no que respeita à ligação do porto de Sines à China, que vem ao encontro da relação que temos vindo a trabalhar e a solidificar ao longo dos últimos anos”, afirmou o responsável.
A hipótese também agrada ao presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, que lembra que “o interesse da China em Sines não é de agora”.
“Temos de saber aproveitar estas notícias e avançar com estes processos e avançar com a ferrovia de ligação a Espanha”, declarou o autarca. Nuno Mascarenhas disse acreditar que a inclusão na Rota da Seda implicaria “uma maior movimentação de carga, uma melhoria das condições que o porto oferece”, bem como “um aumento a “nível imobiliário na cidade”, além de “um reforço das relações comerciais com a China”, concluiu o presidente da Câmara de Sines.

Rota que liga a China à Europa 
Com esta iniciativa, divulgada em 2013 pelo Presidente chinês, Xi Jinping, Pequim propõe um plano de infraestruturas que pretende reactivar a antiga Rota da Seda entre a China e a Europa através da Ásia Central, África e Sudeste Asiático.
Este plano, que inclui a construção de uma malha ferroviária de alta velocidade entre a China e a Europa, vai abranger 65 países e 4,4 mil milhões de pessoas, cerca de 60 por cento da população mundial, segundo Pequim.
"Esta é uma visão da China, feita para o bem de todos. Queremos que beneficie cada país e cada parceiro", disse Lev Fengding à Lusa.
Em Portugal, Lev Fengding visitou o porto de águas profundas de Sines e proferiu uma conferência na sede da EDP – Energias de Portugal, que tem como maior acionista a empresa estatal chinesa de energia China Three Gorges Corporation,
Desde 2012, a China injetou mais de oito mil milhões de euros em Portugal, que é o quinto destino do investimento chinês na Europa, salientou Lev Fengding. "Portugal já é parte da iniciativa. Será fácil as empresas chinesas e portuguesas trabalharem em conjunto nos vários campos, incluindo em projetos de infraestruturas, na cooperação financeira e em parceria com empresas de outros países de língua portuguesa", disse.
O diplomata chinês recordou que "Portugal foi um importante destino final da antiga Rota da Seda e desempenhou um papel importante na ligação entre a Ásia e a Europa".
Referiu também que Portugal e a China têm uma longa experiência de cooperação e resolveram "com sucesso a questão de Macau, dando um bom exemplo ao mundo".

Comentários