Prédio da Amora precisa de obras de fundo

Assalto à bomba no multibanco destruiu prédio nas Paivas 

Uma explosão numa caixa multibanco na Amora, concelho do Seixal, causou elevados danos no edifício e na zona envolvente, com os moradores a serem retirados do prédio. A Câmara do Seixal anunciou que já foram garantidas as condições de "segurança e estabilidade do edifício e de restabelecimento de circulação" na zona, depois dos danos causados pela explosão de uma caixa Multibanco que ocorreu na sexta-feira, nas Paivas. Os 23 moradores do prédio onde se localizava a caixa multibanco foram retirados por haver perigo iminente de derrocado do imóvel. O assalto à bomba afetou ainda sete viaturas estacionadas no local e alguns prédios vizinhos.  
Assalto deixou cenário de guerra numa rua pacata das Paivas 

"A Câmara  do Seixal vem informar que, após os trabalhos de escoramento que garantiram as condições de segurança e estabilidade do edifício, também as condições de trânsito já foram restabelecidas na Rua das Flores", refere a autarquia em comunicado enviado à Lusa.
 "O restabelecimento das normais condições de circulação de trânsito em apenas cerca de 48 horas só foi possível graças aos trabalhos desenvolvidos pelas forças humanitárias, nomeadamente os Bombeiros Mistos de Amora, Cruz Vermelha e Sapadores Bombeiros de Setúbal, ao apoio da Proteção Civil de Almada, forças de segurança, através da PSP, e ao trabalho inexcedível e incansável dos trabalhadores da Câmara do Seixal", acrescenta a mesma nota. 
A autarquia salienta que os moradores já puderam entrar em suas casas para recolher alguns bens de primeira de necessidade e objetos de que necessitavam com maior urgência. "O passo seguinte será proceder à recuperação do prédio, situação que ficará a cargo da autarquia. Durante o tempo em que irão decorrer as obras e as necessárias intervenções no mesmo, a Câmara do Seixal assegurará todas as condições de habitação, alimentação e outras que sejam necessárias, por forma a minimizar os transtornos pelos quais os moradores do prédio se encontram a passar neste momento", diz a autarquia presidida por Joaquim Santos.

Assalto a Multibanco deixa cenário de guerra
A explosão que ocorreu na sexta-feira numa caixa multibanco na Amora, no concelho do Seixal, causou elevados danos no edifício e na zona envolvente, com os moradores a serem retirados do prédio, que foi evacuado. "Não há feridos a registar, mas o prédio onde a caixa se localizava ficou em muito mau estado e a loja [onde estava instalada] ficou destruída. Foram também afetadas sete viaturas que estavam estacionadas e também outros prédios, devido aos estilhaços", disse uma fonte da PSP. Segundo a mesma fonte, os suspeitos colocaram-se em fuga depois da explosão.
"Os moradores do prédio onde se localizava a caixa multibanco foram retirados por haver perigo iminente de derrocado do imóvel. Está a ser investigado se foi utilizado gás ou outro tipo de explosivo, mas foi uma situação fora do normal neste tipo de ocorrências", explicou fonte da PSP.
"Isto só pode ter sido carga a mais", admitiu uma fonte policial para justificar tantas portas rachadas, aros de janelas destruídos, chão do primeiro andar levantado. "Até parece milagre como não há feridos". Vários automóveis estacionados na rua não escaparam aos estilhaços, com vidros partidos e chapas amolgadas. Mas também as janelas do prédio em frente - a mais de dez metros - foram atingidas. Quem assistiu à fuga dos assaltantes, garante ter visto três encapuzados irem ao Multibanco buscar o cofre com as notas, após a explosão, estando um quarto elemento dentro do carro. "Fizeram tudo com grande calma. Apanharam o cofre, meteram-no na mala do carro, que já estava aberta, entraram na viatura e fugiram", descreveu uma moradora,  vizinha do prédio afetado.
O caso ocorreu na rua das Flores, na zona das Paivas, na Amora, concelho do Seixal. A Policia Judiciária também continua a investigar a ocorrência.

Comentários