Festa do Senhor Jesus das Chagas em Sesimbra

Devoção ao Senhor Jesus das Chagas leva milhares de pessoas às ruas da vila

As Festas ao Nosso Senhor das Chagas, em Sesimbra, começam esta sexta-feira e prolongam-se até 4 de Maio, dia de feriado municipal. Milhares de fiéis percorrem, todos os anos, no dia 4 de Maio, as ruas da vila de Sesimbra para prestar devoção ao Senhor Jesus das Chagas, protetor dos pescadores. A procissão, que se realiza há mais de cem anos, é uma das mais antigas e maiores do sul do país e começa desde a Igreja Matriz até à Capela da Misericórdia. Segue-se depois um Sermão no Largo da Marinha e bênção ao mar e às embarcações. A música também marca presença, a 30 de Abril, com Axel, Belito Campos, Cathy e Núbia Veloso no palco do Cineteatro Municipal João Mota.  Inserido no programa da festividade, organizada pela Comissão de Festas Irmandade do Senhor Jesus das Chagas, decorre ainda um concerto da Orquestra Bota Big Band, a 3 de Maio. 
Festas do Senhor Jesus das Chagas nasce de uma lenda de Sesimbra

O culto ao Senhor Jesus das Chagas, cujo início a tradição oral coloca em 1534, é a festividade mais importante para a comunidade marítima sesimbrense, demonstrada pela enorme devoção que ainda se mantém bem viva nos sesimbrenses, que prestam homenagem ao seu protetor no dia 4 de Maio, Feriado Municipal, em Sesimbra.  
As festividades atingem o seu auge com a procissão que percorre as ruas da vila de Sesimbra, engalanadas para o efeito, com o chão coberto por alecrim e as colchas nas varandas. Na Baía de Sesimbra, as embarcações saúdam o Senhor que abençoa a terra e o mar, num culminar de emoções que envolve não só a população sesimbrense mas também centenas de crentes que visitam a vila para assistir à procissão.
A Festa, organizada pela Irmandade do Senhor Jesus das Chagas, engloba também uma feira, que decorre de 29 de Abril a 8 de Maio, na Avenida da Liberdade, e dois espetáculos musicais, o primeiro, no dia 30 de Abril, com a atuação de Axel, Belito Campos, Cathy e Núbia Veloso, e, o segundo, no dia 3 de Maio, pela Orquestra Bota Big Band, ambos no Cineteatro Municipal.

A lenda do Senhor das Chagas 
Segundo dita a lenda do Senhor das Chagas, no séc. XVI houve uma revolta contra a igreja católica. Nessa altura a rainha mandou encaixotar todas as imagens que estavam nas igrejas e deitá-las ao mar.
Arrastados pelas correntes os caixotes foram levados mar fora e foram ter aos sítios mais diversos. Um deles veio ter à praia de Sesimbra. Estavam alguns pescadores à beira mar quando viram aquele caixote a boiar junto à pedra que fica do lado nascente da fortaleza.
Trouxeram-no para a praia, abriram-no e viram uma imagem de Jesus Cristo e ficaram muito admirados sem saberem o que fazer com ela.
Pensaram um pouco e trouxeram-no para o terreiro da Misericórdia, onde hoje em dia é um jardim, mas não tinham sítio onde o colocar. A imagem não ia ficar no chão, nem à chuva nem ao vento, por isso resolveram levantar uma tenda e fingir que aquilo era uma pequena capela, pois um dia fazer-se-ia uma a sério.
Todos repararam que faltava um braço à imagem, mas também sabiam que no caixote não estava. E a imagem continuou assim na pequena capela improvisada onde toda a gente ia venerá-la. Ora era costume, e ainda hoje há quem o faça, ir à praia buscar lenha para levarem para a lareira. Naquele dia, uma velhinha apanhava uns pequenos troncos na praia. Ao chegar a casa colocou os troncos no braseiro e sentou-se ali ao pé para se aquecer. Começou a reparar que toda a madeira ardia menos aquele tronco mais grosso. A ele nem o lume chegava perto.
Intrigada pegou nele e mirou-o com atenção. Viu, então, que aquele pedaço de madeira tinha a forma de um braço.
Correu até à capela, mostrou-o ao padre e concluíram que aquele tronco especial era realmente o braço da imagem do Senhor Jesus.
Todos gritaram “milagre”, prometeram fazer todos os anos uma festa em honra do Senhor e mandaram edificar a capela da Misericórdia onde fizeram um altar para colocar a imagem do Senhor Jesus das Chagas.
Todos os anos no dia 4 de Maio faz-se uma procissão que atravessa as ruas da vila de Sesimbra e que no largo da Marinha abençoa o mar para que este nunca falte com o peixe que era, até há poucos anos, o principal sustento das pessoas de Sesimbra.

Programa da Festa
de 29 de abril a 8 de maio
Feira da Festa das Chagas
• das 15 às 24h (dias úteis)
• das 15 à 1h (vésperas de feriados e fins de semana)
Avenida da Liberdade, Sesimbra

dia 30 de abril | sáb | 22h
MÚSICA
Axel, Belito Campos, Cathy e Núbia Veloso
• Destinatários: maiores de 3 anos
• Bilhete: 5 €
Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

dia 3 de maio | ter | 22h
MÚSICA
Orquestra Bota Big Band
• Destinatários: maiores de 6 anos
• Bilhete: 2 €
Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

dia 4 de maio | qua | 17h

Procissão com a imagem do Padroeiro dos Pescadores
desde a Igreja Matriz até à Capela da Misericórdia
Sermão no Largo da Marinha e bênção ao mar e às embarcações
Vila de Sesimbra

Agência de Notícias

Comentários