Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 1 de março de 2016

Teatro em festa durante um mês em Setúbal

A festa do teatro está de volta à cidade 

Memórias, estórias e lugares da vida de Bocage cruzam-se num evento de áudio-teatro com poesia, uma iniciativa da companhia Teatro do Elefante que, entre 1 e 15 de Março, leva o público a percorrer dois bairros típicos de Setúbal. As Fontainhas e São Domingos servem de palco à iniciativa “A rua que me leva, como um rio, desagua na memória”, num passeio-viagem a lugares e recantos da cidade nos quais a história e a lenda em torno da figura de Bocage se confundem. Setúbal comemora o Dia Mundial do Teatro com espetáculos para todos os públicos, de 1 de Março a 2 de Abril, em vários espaços e equipamentos culturais da cidade, num programa que inclui ainda aulas abertas e uma conferência.
Bocage é o convidado especial do Mês do Teatro em Setúbal 

O espetáculo de áudio-teatro, com início na Casa Bocage, integrado nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, alia a poesia a estórias, memórias e outras narrativas, através de um percurso por locais da zona histórica de Setúbal que o poeta frequentou nos primeiros anos de vida.
“A rua que me leva, como um rio, desagua na memória”, de participação gratuita mediante inscrição, tem sessões de terça a sexta-feira, às 11 e às 15 horas, e aos sábados, às 15 e às 17 horas. As marcações devem ser feitas pelo telefone 927 751 881 ou pelo endereço elefante@teatrodoelefante.net.
Esta é uma das primeiras iniciativas do programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro, organizado pela Câmara de Setúbal em parceria com companhias e grupos de teatro participantes, que proporciona espetáculos em março e abril, a par de outras atividades, como workshops, aulas abertas e uma conferência.
A apresentação da peça “Doce Pássaro da Juventude”, no dia 5, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, é um dos destaques do programa comemorativo organizado pela Câmara de Setúbal em parceria com companhias profissionais e grupos amadores de teatro do concelho participantes na iniciativa.
A encenação da companhia Artistas Unidos, numa produção com o São Luiz Teatro Municipal e o Teatro Nacional de São João, apresenta a obra de Tennessee Williams em que o autor faz um retrato da corrupção e do mal. Os bilhetes custam 7 euros para o balcão e 9 para a plateia.
No Cinema Charlot – Auditório Municipal, de 1 a 4, sempre às 14h30, há uma mostra de teatro sénior, de entrada gratuita. O Projeto Mãos Dadas e o Instituto de Comunidades Educativas são os primeiros a subir ao palco, a que se seguem o Grupo EnvelheSeres, o Centro Comunitário de São Sebastião e o Centro Comunitário de Santa Maria da Graça.
O “Espírito da Natureza”, coprodução do Mundo da Zingarela e da SerVivo, está em cena dos dias 8 e 10, na Casa da Cultura. O espetáculo, com sessões na Sala José Afonso, às 10 e às 14h30, para crianças dos 4 aos 10 anos, custa 3 euros. A peça volta a ser encenada no dia 13, às 16h00, no Teatro de Bolso, numa sessão para as famílias, com bilhetes a 5 euros.
O Teatro Puzzle, do Clube Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, apresenta no dia 10, às 11 horas e às 15 horas, no Cinema Charlot, “A Birra do Morto”, espetáculo com contribuição solidária, para alunos do 3.º ciclo e do secundário, na parte da manhã, e público sénior, à tarde. Repete no dia 20, às 17 horas, no Teatro de Bolso, para o público em geral, com bilhetes a 1 euro.
O “Principezinho”, clássico de Saint Exupéry, é revisitado numa adaptação pelo Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, em cena no dia 18, às 11h00, igualmente no Luísa Todi. O espetáculo, com adaptação literária e encenação de Miguel Assis, música de António Carlos Coimbra e poética de Luís Filipe Estrela, custa 4 euros.
No dia seguinte, a 19, o TAS – Teatro Animação de Setúbal apresenta o primeiro espetáculo resultante de Diálogos na Cidade – Venda de Personagens, workshop em curso com direção de Célia David. A peça tem estreia marcada para as 16 horas, no Teatro de Bolso, com entradas a 3 euros.
Igualmente a 19, às 18h30, na Galeria Atelier Arte – Pólvora D’Cruz, Tânia Alexandre apresenta “Café Simétrico, visto pela assimetria dos pensamentos dela”, espetáculo com contribuição solidária, sobre uma mulher que tem como missão observar tudo o que encontra num café, o que a leva numa viagem pelas memórias.

Bocage em destaque na programação 
“Bocage” é explorado pelo grupo Experiências de Teatro da Capricho Setubalense, numa peça com entrada gratuita a realizar no dia 26, às 15 horas, nos Paços do Concelho. O espetáculo está integrado nas Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.
Uma hora mais tarde, o Teatro Estúdio Fontenova inaugura a segunda estrutura do projeto Bocage na Rua – 30 Poemas, a instalar na Avenida 5 de Outubro, nas imediações do Postigo de Santa Catarina, ação que também está integrada nas Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.
O poeta setubalense centra, igualmente, atenções a 27, Dia Mundial do Teatro, com o Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico a apresentar “O Mundo Fabuloso de Bocage”. O espetáculo, para maiores de 3 anos, em cena a partir das 17 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, tem entradas a 4 euros.
No mesmo dia, às 16 horas, a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, apresenta “A Coisa Aqui ‘Tá’ Preta”, comédia em género de cegada, com textos e encenação de Bruno Frazão. O espetáculo, para maiores de 12, decorre no Grupo Desportivo Independente, com entradas a 5 euros.
O dia 31 de março reserva “Fábulas de Bocage”. O espetáculo, para maiores de 4 anos, do Projeto GoG, de Carlos Curto, está agendado para as 11h00, na Sala José Afonso da Casa da Cultura. Os bilhetes para a peça infantil custam 5 euros, com reservas pelo 962 548 982.
As comemorações do Dia Mundial do Teatro apresentam ainda “Café sem Concerto & Cantigas sem Vergonha”, peça do grupo cénico da Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, em cena no dia 2 de Abril, às 21h30, no Salão Convívio João José, por 3,5 euros.
“Bocage e o Teatro do Século XVIII” dá tema a uma conferência a realizar no dia 13, às 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A iniciativa, de entrada gratuita e integrada nas Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, tem apresentação por Vanda Anastácio e inclui a performance “Bocagiana Teatral: na Diáspora dos Sentidos”, por Isabel Pinto.


0 comentários:

Enviar um comentário

Festas Pinhal Novo 2016 - 9 Junho

Festas Pinhal Novo 2016 - 8 Junho

Festas Pinhal Novo 2016 - 7 Junho

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010