Moita adere à Rede de Universidades da 3ª Idade

Adesão oferece vantagens à Universidade Sénior da Moita 

O município da Moita vai aderir à RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade. Esta proposta foi aprovada por unanimidade na reunião pública da Câmara da Moita que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A RUTIS é uma instituição de utilidade pública, de âmbito nacional, que tem por missão promover o envelhecimento ativo e apoiar as universidades seniores ou de terceira idade. Com a adesão do Município da Moita, a Universidade Sénior da Moita irá beneficiar de todas estas vantagens, "abrindo-se portas que permitem um intercâmbio e apoio de outras estruturas. Nesta reunião, foram igualmente aprovadas, por unanimidade, as normas de funcionamento da Universidade Sénior da Moita. 
Universidade Sénior da Moita é gratuita para todos os munícipes 

Dos seus vários objetivos da RUTIS, destacam-se, explica a autarquia da Moita, "o apoio e a angariação de apoios para as universidades da terceira idade, a criação de uma rede de contactos e atividades para estas universidades, apoio técnico, além da promoção da investigação em gerontologia e da formação ao longo da vida, incrementando o uso das novas tecnologias pelos mais velhos". 
Com a adesão do Município da Moita, a Universidade Sénior da Moita irá beneficiar de todas estas vantagens, "abrindo-se portas que permitem um intercâmbio e apoio de outras estruturas.
De referir que a Universidade Sénior da Moita é um projeto da Câmara da Moita dirigido à população sénior do concelho e pretende, acima de tudo, "promover o bem-estar social da população, desenvolvendo um conjunto de atividades para potenciar o intercâmbio de saberes através do ensino, da formação, do desenvolvimento social e pessoal, da solidariedade social, do convívio e do lazer, proporcionando à população sénior do concelho uma vida ativa", conta o município gerido por Rui Garcia.
A Universidade Sénior da Moita tem uma filosofia única: os professores trabalham em regime de voluntariado, a frequência dos alunos é gratuita e as aulas são descentralizadas em vários locais no concelho da Moita, entre escolas, espaços municipais, instituições e movimento associativo, permitindo que todos os interessados possam frequentar a universidade.

Férias Jovens/2016: protocolo com EB 2,3 José Afonso
A Câmara da Moita aprovou a celebração de um protocolo com a EB 2,3 José Afonso, em Alhos Vedros, no âmbito do projeto “Férias Jovens”.
A EB 2, 3 José Afonso será o “espaço sede” da iniciativa municipal “Férias Jovens” porque "disponibiliza as condições necessárias, nomeadamente um pavilhão desportivo, polidesportivos exteriores e um refeitório com gestão autónoma que servirá as refeições aos cerca de 360 jovens envolvidos (repartidos pelos três turnos previstos), e pela sua localização central, no concelho da Moita".  
Assim, a autarquia aprovou a transferência de uma verba de 19 mil 750 euros para esta escola que, de acordo com o protocolo, vai assegurar as refeições necessárias no seu refeitório e disponibilizar e assegurar a manutenção de diferentes espaços escolares, entre outras obrigações.
O “Férias Jovens” é dirigido a crianças e jovens dos 8 aos 13 anos, residentes ou a frequentar uma escola no concelho da Moita, e pretende "ocupar de forma lúdica, saudável e pedagógica as “férias grandes”, com idas à praia, ao campo, à piscina, visitas a equipamentos municipais, ateliês de artes, desporto, entre muitas outras iniciativas", conta a câmara.
Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

Atribuição de diferentes apoios financeiros
Para apoiar a realização do 34º Festival de Folclore Luso-Espanhol da Região Caramela, no dia 16 de Abril, na Praça da República, na Moita, e na sede do Rancho, com a participação de quatro grupos portugueses e um grupo espanhol, a Câmara da Moita aprovou a atribuição de uma verba de 500 euros ao Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia.
Os grupos de forcados do Município da Moita são uma referência, a nível nacional e internacional, no âmbito da atividade tauromáquica, um reconhecimento da afición das gentes da Moita e da valentia dos jovens moços de forcados e toureiros apeados que, ao longo de décadas, foram cimentando a cultura e tradição da tauromaquia popular. 
Consciente das dificuldades que estes grupos enfrentam e conhecedora da dedicação e orgulho com que envergam a sua jaqueta, a Câmara Municipal "apoiou a atribuição de um apoio financeiro de 750 euros e 600 euros, respetivamente, ao Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita e ao Grupo de Forcados Amadores da Moita".
Ao grupo Os Indefetíveis, a Câmara da Moita vai atribuir um apoio, no valor de 600 euros, para minimizar as despesas com a deslocação à Madeira, onde participaram na Taça Nacional dos escalões de Juniores Masculinos para defrontar o Marítimo SC.
A atribuição destes apoios financeiros foi aprovada por unanimidade.
A próxima reunião pública da Câmara Municipal da Moita está marcada para o dia 20 de Abril, pelas 21 horas, no auditório do Lar S. José Operário, na Baixa da Banheira.

Agência de Notícias

Comentários