Alcácer do Sal aprova orçamento de 23,8 milhões

Câmara prepara-se para investir em várias áreas em 2016 

A Câmara de Alcácer do Sal aprovou por maioria um orçamento de 23,8 milhões para 2016, mais um milhão do que este ano de 2015, anunciou  o presidente da autarquia Vítor Proença, referindo que “as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016 apresentado à Câmara Municipal mantêm a linha de rumo iniciada há dois anos pela maioria CDU no órgão executivo”. Beneficiação de atividades económicas, a aposta na qualidade da água e no saneamento, cultura, desporto, educação, saúde e respostas sociais são prioridades do executivo para próximo ano. O autarca lembrou ainda que o Orçamento para 2016 assegura as verbas dirigidas à reposição e valorização dos vencimentos e remunerações salariais. A proposta passou com os votos contra da oposição socialista. Amanhã, o orçamento sobe à Assembleia Municipal. 

Documento do orçamento é discutido amanhã em Assembleia Geral 

"Vamos apostar no investimento público, uma vez que 29 por cento das verbas projetadas destinam-se à beneficiação de atividades económicas (em que se destaca a zona ribeirinha nascente e o interface intermodal); 21,7 por cento da fatia do orçamento para 2016 destina-se aos abastecimentos de água, ao saneamento e aos resíduos; 12,3 por cento à cultura, ao desporto e aos tempos livres e 12,2 por cento deste orçamento serão afetos à área da educação, à saúde e às respostas sociais”, disse o autarca, acrescentando que “mais que os números, as opções estão definidas para um concelho que se pretende convidativo, atrativo e com respostas para as suas populações, a destacar: o planeamento estratégico que assume uma prioridade, particularmente com a revisão do PDM que teimava em não avançar e que agora, com a atual maioria, seguirá em frente até à sua conclusão; a entrada em funcionamento do novo Centro de Educação Pré-Escolar do Morgadinho e o apoio à conclusão do Centro Social e Paroquial da Comporta financiada com verbas do PRODER, aos Bombeiros e às IPSS´s e a todo o movimento associativo”.
Vítor Proença, lembrou ainda que existe um novo ciclo comunitário, o Portugal 2020, e que a autarquia tem de ter verba para assegurar a sua parte dos apoios comunitários. "É preciso complementar com dinheiro do município as obras com recurso a fundos comunitários", explicou o autarca destacando o Museu Pedro Nunes, a zona ribeirinha nascente, o interface intermodal e o parque verde da Fonte Santa (Torrão).
A aposta na qualidade da água, no saneamento e na energia, intensificando-se o trabalho junto da Águas Públicas do Alentejo e junto da EDP para novos investimentos. Isto tudo a somar às ações próprias do município, como a inauguração da nova ETAR de Rio de Moinhos e a projeção de mais duas ETAR´s em locais sem qualquer tratamento de esgotos, representam outras apostas do Município para 2016, assim como o investimento na rede viária e nos caminhos rurais.
Na reunião que contou com os votos contra das vereadoras do PS, foi prestada a informação que a estrutura local do PS não compareceu à reunião para a qual foi convidada no âmbito do Estatuto da Oposição, não contribuindo com qualquer proposta para o orçamento.
O autarca lembrou ainda que o Orçamento para 2016 assegura as verbas dirigidas à reposição e valorização dos vencimentos e remunerações salariais.
O orçamento vai ser remetido à Assembleia Municipal para aprovação dia 18 de Dezembro.


Comentários