PSD Barreiro defende IMI mais baixo para famílias

Social-democratas querem baixar IMI no concelho 

O vereador do PSD Barreiro, Bruno Vitorino,  apresentou ontem em sessão de Câmara uma proposta que visa baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis às famílias barreirenses com filhos, aumentando assim a sua qualidade de vida, permitindo ainda tornar o concelho mais atrativo para a fixação de jovens casais. O social-democrata defende que esta medida pretende ser um “incentivo à natalidade”, permitindo ao mesmo tempo aliviar a carga fiscal das famílias.
PSD quer IMI mais barato no Barreiro 

“O objetivo é a redução adicional e automática da taxa do IMI aplicável a todas as famílias barreirenses com filhos e/ou outros dependentes a seu cargo nos casos dos imóveis destinados à habitação própria e permanente do proprietário e respetivo agregado familiar”, explica Bruno Vitorino.
Esta redução poderá ir até 10 por cento da taxa para agregados com  um dependente a cargo, até 15 por cento da taxa para agregados com dois dependentes a cargo e até 20 por cento da taxa para agregados com três ou mais dependentes a cargo.
Esta medida já foi adoptada por quase metade dos municípios portugueses, até ao momento.
Bruno Vitorino apresentou ainda uma outra proposta que visa diminuir a taxa de IMI em 2016, de 0,4 por cento para 0,35 por cento para prédios urbanos já avaliados pelo novo código, na sequência do que o PSD Barreiro já propôs em 2013 e 2014, conforme se tinha comprometido na campanha eleitoral autárquica.
Importa referir que muitos outros concelhos do país encetaram programas de redução progressiva da carga fiscal municipal, sendo que, hoje, entre os demais 307 municípios, 215 aplicam taxas de IMI inferiores às do Barreiro.

Comentários