O Zapping foi alargado ao Distrito de Setúbal

Bilhete pré-pago já pode ser utilizado na Fertagus e Metro Sul do Tejo

Desde esta semana, os passageiros dos comboios da Fertagus, entre a capital e Setúbal, e do Metro Sul do Tejo, em Almada e Seixal, podem utilizar os bilhetes pré-pagos Zapping, que já funcionam nas outras transportadoras da zona de Setúbal e Lisboa - CP, Carris, Metro e Transtejo/Soflusa. Em comunicado, a CP informa que as regras de utilização deste bilhete multimodal são “uniformes em todos os operadores”. O Zapping pode ser carregado nos cartões Viva Viagem/7 Colinas ou Lisboa Viva. Como até agora, o valor de cada viagem (que depende da tarifa praticada por cada operador) vai sendo descontado no saldo do cartão. O valor mínimo para carregamento, que pode ser efectuado nas bilheteiras e nas máquinas de venda automática, passa a ser três euros e o valor máximo 40 euros.
Bilhetes pré-pagos chegam à Fertagus e Metro Sul do Tejo  

Agora já não precisa de usar vários cartões para se deslocar na área metropolitana de Lisboa e nos transportes do Distrito de Setúbal. As condições de utilização do Zapping foram alteradas e tornam as viagens mais práticas para quem recorre à Fertagus ou ao Metro Transportes do Sul.
O valor mínimo de carregamento do Zapping, direccionado para o uso ocasional do transporte público, e que continua a funcionar com um só cartão, passa a ser de três euros. A partir deste montante, podem ser feitos carregamentos múltiplos de cinco euros, até um máximo de saldo no cartão de 40 euros.
As alterações passam também pelo fim do bónus de carregamento do título de transporte pré-pago, que pode ser carregado nos cartões VIVA Viagem, 7 Colinas e Lisboa VIVA.
Tal como antes, cada vez que andar nos transportes, o valor da viagem é descontado ao saldo remanescente do cartão, consoante a tarifa e as condições de utilização impostas pelo operador.
Assim, os clientes podem, desde ontem, fazer uso da tarifa em sete operadores distintos: Fertagus, Metro Transportes do Sul, Carris, Metropolitano de Lisboa, Transtejo, Soflusa e CP.
Na Fertagus, a tarifa Zapping é válida em toda a rede, sendo obrigatória a pré-selecção do destino numa máquina automática da operadora, e a validação antes do início da viagem. Já no Metro do Sul do Tejo, pode ser usada em toda a rede, para uma viagem.
Na Carris, o título é válido em toda a rede do serviço regular durante uma hora e na CP, pode ser usado nos comboios urbanos de Lisboa durante duas horas. Por sua vez, se viajar no Metropolitano de Lisboa, pode recorrer ao título de transporte em toda a rede, para uma viagem, tal como nas ligações fluviais com a margem sul, feitas pelo Grupo Transtejo.
As novas condições de utilização podem ser consultadas em detalhe em www.portalviva.pt. Basta aceder ao menu dos Títulos de Transporte e seleccionar a Tarifa Zapping.
O Zapping foi lançado em 2007, apenas para a Carris e Metro de Lisboa, funcionando com carregamentos em dinheiro (máximo de dez euros) num único cartão 7 Colinas. Desde então foi alargado à CP e aos barcos da Transtejo/Soflusa e chega agora à Fertagus, que faz a ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal, e ao Metro Sul do Tejo, que circula em Almada e Seixal.


Comentários