Aluna mais velha de Portugal é de Grândola e fez 100 anos

Dona Vitalina, a aluna mais velha de Portugal, é exemplo de "vitalidade" 

A aluna mais velha das universidades portuguesas celebrou 100 anos de vida a 25 de Setembro, em Grândola. A data foi assinalada com uma festa especial na Universidade Sénior de Grândola. A dona Vitalina, como é conhecida, começou a frequentar aquela universidade no ano letivo 2008/2009, quando tinha 94 anos. Atualmente frequenta as disciplinas de Gerontomotricidade, Desporto Sénior e Danças Coreografadas, sempre com imensa alegria. A energia e a total autonomia são as principais características da dona Vitalina, que continua a viver sozinha: cozinha as suas próprias refeições e realiza a manutenção diária da casa. Nos tempos livres faz trabalhos de costura, em renda e todos os dias vai tomar o seu café depois de almoço. Muito acarinhada pelos colegas e pela população de Grândola, é um exemplo de longevidade e boa disposição.

Vitalina Almeida  na Universidade em Grândola

Houve festa grande em Grândola. Uma das mais "antigas" filhas da terra que inspirou José Afonso fez, no passado dia 25 de Setembro, cem anos. Vitalina Almeida passou o aniversário na Universidade Sénior de Grândola [USG] onde estuda há meia dúzia de anos. "A aluna, Vitalina, ingressou na USG no ano letivo de 2008/2009 e, atualmente, frequenta as disciplinas de Gerontomotricidade, Desporto Sénior e Danças Coreografadas, mostrando sempre uma grande curiosidade por aprender mais", realçou a instituição ao ADN.
Vitalina Almeida é o mais velho dos alunos da Universidade Sénior de Grândola., cidade onde reside. A mulher completou a 25 de Setembro cem anos e foi brindada com uma festa de aniversário na instituição. E qual o seu segredo para a longevidade?
"Se calhar é o meu estilo de vida. Gosto de passear, fazer a minha renda e a minha costura e não gosto nada de levantar-me cedo", diz Vitalina que não queria festa nenhuma de aniversário.
"Eles é que prepararam tudo. Já recebi flores, um almoço e outras prendas", dizia divertida as jornalistas que também entraram na festa.
"A energia e a total autonomia são as principais características" de Vitalina Almeida, que "continua a viver sozinha, cozinha as suas próprias refeições e realiza a manutenção diária da casa", conta fonte da Universidade Sénior de Grândola.  Vitalina vive sozinha há 21 anos, altura em que ficou viúva e é totalmente independente.
"Só fiz a 4ª classe e como gosto muito de aprender, decidi voltar à escola", contou dona Vitalina quando entrou na Universidade Sénior. Em 2012, por exemplo, a aluna mais velha das universidades portuguesas, acabou o 6º ano de escolaridade, através do programa Novas Oportunidades, na escola secundária local.
Ex-costureira, natural de Sines, Vitalina abandonou os estudos há 85 anos, mas manteve sempre vivo o sonho de voltar a estudar. Com a ajuda dos responsáveis da USG, decidiu inscrever-se nas Novas Oportunidades e diz estar preparada para o desafio. "É capaz de ser difícil, mas já comecei a escrever a história da minha vida", adiantou a idosa, quando entrou naquela Universidade.
Na universidade Sénior está inscrita nas disciplinas de Gerontomotricidade,  Ginástica, Cultura Geral e Danças Coreografadas entre outras. E diz quem a conhece que  é "um poço de vitalidade" e um "exemplo vivo" para todos que queiram voltar às escolas.

Agência de Notícias

Comentários