Maior certame da suinicultura portuguesa já tem novas datas e aposta na recuperação da atividade
A Feira Nacional do Porco já tem data marcada para regressar ao Montijo. O certame, considerado uma das mais importantes montras da suinicultura portuguesa, realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de Outubro e surge como um sinal de confiança na recuperação de um setor fortemente afetado pela tempestade Kristin.![]() |
| Feira Nacional do Porco regressa ao Montijo em Outubro |
A realização da Feira Nacional do Porco foi assegurada na semana passada, através da assinatura de um protocolo entre o Município do Montijo e a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores. A cerimónia decorreu nos Paços do Concelho e permitiu formalizar a organização da 27.ª edição do evento, que terá lugar no Parque de Exposições Acácio Dores.
Segundo a Câmara do Montijo, a feira representa "um dos mais importantes certames nacionais dedicados ao setor suinícola" e constitui uma oportunidade para promover a atividade económica, valorizar os produtores e reforçar a projeção do concelho a nível nacional.
A autarquia destaca ainda que a iniciativa assume especial relevância numa fase em que o setor procura recuperar dos prejuízos provocados pelo comboio de tempestades do início do ano.
Feira ganha importância após os impactos da tempestade
Inicialmente prevista para Maio, a feira acabou por ser reagendada para Outubro devido às consequências causadas pela tempestade Kristin nas explorações e empresas ligadas à produção suinícola.
A organização entendeu que seria prematuro realizar o evento numa altura em que muitas empresas ainda estavam a recuperar dos danos sofridos.
Ainda assim, a Câmara do Montijo considera que a realização da feira é hoje ainda mais importante para o setor.
"A fileira precisa desta Feira num momento de reerguer a atividade", refere a autarquia, acrescentando que o certame permitirá mostrar que "a suinicultura portuguesa continuará a ser uma atividade económica competitiva, resiliente e inovadora".
O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Fernando Caria, e pelos representantes da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, David Neves e Vítor Menino.
Nos termos do acordo, caberá à federação a organização do certame, enquanto o Município do Montijo assegurará diversas condições logísticas e operacionais, além de um apoio financeiro de 15 mil euros.
A Câmara do Montijo sublinha que este apoio demonstra "o compromisso da autarquia com um setor que continua a desempenhar um papel relevante na economia local e nacional".
Inicialmente prevista para Maio, a feira acabou por ser reagendada para Outubro devido às consequências causadas pela tempestade Kristin nas explorações e empresas ligadas à produção suinícola.
A organização entendeu que seria prematuro realizar o evento numa altura em que muitas empresas ainda estavam a recuperar dos danos sofridos.
Ainda assim, a Câmara do Montijo considera que a realização da feira é hoje ainda mais importante para o setor.
"A fileira precisa desta Feira num momento de reerguer a atividade", refere a autarquia, acrescentando que o certame permitirá mostrar que "a suinicultura portuguesa continuará a ser uma atividade económica competitiva, resiliente e inovadora".
O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Fernando Caria, e pelos representantes da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, David Neves e Vítor Menino.
Nos termos do acordo, caberá à federação a organização do certame, enquanto o Município do Montijo assegurará diversas condições logísticas e operacionais, além de um apoio financeiro de 15 mil euros.
A Câmara do Montijo sublinha que este apoio demonstra "o compromisso da autarquia com um setor que continua a desempenhar um papel relevante na economia local e nacional".
Gastronomia e animação reforçam atratividade do evento
Em simultâneo com a Feira Nacional do Porco decorrerá o Festival Gastronómico da Carne de Porco.
De acordo com a Câmara do Montijo, o programa contará com a participação de reconhecidos chefes de cozinha nacionais, aos quais se juntará uma oferta cultural e de entretenimento destinada a diferentes públicos.
A autarquia acredita que esta conjugação entre atividade económica, gastronomia e cultura permitirá atrair visitantes de várias regiões do país e gerar impacto positivo no comércio local.
"A Feira Nacional do Porco é também uma oportunidade para promover o território e dinamizar a economia do concelho", salienta a Câmara do Montijo.
Em simultâneo com a Feira Nacional do Porco decorrerá o Festival Gastronómico da Carne de Porco.
De acordo com a Câmara do Montijo, o programa contará com a participação de reconhecidos chefes de cozinha nacionais, aos quais se juntará uma oferta cultural e de entretenimento destinada a diferentes públicos.
A autarquia acredita que esta conjugação entre atividade económica, gastronomia e cultura permitirá atrair visitantes de várias regiões do país e gerar impacto positivo no comércio local.
"A Feira Nacional do Porco é também uma oportunidade para promover o território e dinamizar a economia do concelho", salienta a Câmara do Montijo.
Bolsa do Porco recebe Proteção Civil durante 24 meses
Na mesma cerimónia foi igualmente celebrado um protocolo entre o Município do Montijo e a Associação Livre dos Suinicultores Portugueses.
O acordo prevê a cedência gratuita, durante 24 meses, de uma sala situada no Edifício da Bolsa do Porco para acolher provisoriamente o Serviço Municipal de Proteção Civil.
Segundo a Câmara do Montijo, esta solução permitirá manter o normal funcionamento do serviço enquanto decorrem as obras de reabilitação das atuais instalações.
Para a Câmara do Montijo, os protocolos assinados na semana passada reforçam a cooperação entre instituições locais e demonstram a importância do trabalho conjunto em áreas estratégicas para o desenvolvimento do concelho, para a economia local e para a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
Na mesma cerimónia foi igualmente celebrado um protocolo entre o Município do Montijo e a Associação Livre dos Suinicultores Portugueses.
O acordo prevê a cedência gratuita, durante 24 meses, de uma sala situada no Edifício da Bolsa do Porco para acolher provisoriamente o Serviço Municipal de Proteção Civil.
Segundo a Câmara do Montijo, esta solução permitirá manter o normal funcionamento do serviço enquanto decorrem as obras de reabilitação das atuais instalações.
Para a Câmara do Montijo, os protocolos assinados na semana passada reforçam a cooperação entre instituições locais e demonstram a importância do trabalho conjunto em áreas estratégicas para o desenvolvimento do concelho, para a economia local e para a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.


Comentários
Enviar um comentário