Setúbal de Volta: Dores Meira regressa à liderança e PS assume Assembleia Municipal

Investimento, habitação e crescimento económico: o novo rumo de Setúbal até 2029 é a promessa da nova presidente 

Maria das Dores Meira regressou oficialmente à presidência da Câmara Municipal de Setúbal esta quinta-feira, 30 de Outubro, reafirmando o compromisso de “trabalhar por mais e melhor Setúbal”. O novo mandato, que se prolonga até 2029, será marcado pelo investimento, habitação e crescimento económico. Na mesma sessão, as eleições autárquicas de 2025 culminaram na escolha de Paulo Lopes, do Partido Socialista, como presidente da Assembleia Municipal, fechando assim o ciclo eleitoral do concelho com um equilíbrio político entre independentes e socialistas.
Maria das Dores Meira regressa à liderança de Setúbal

Perante um Fórum Municipal Luísa Todi repleto, a cerimónia de instalação da Câmara e da Assembleia Municipal de Setúbal marcou o arranque de um novo ciclo político. Maria das Dores Meira, empossada como presidente, prometeu um executivo ativo e determinado.
“Vamos continuar a obra adiada e abrir novos caminhos para o crescimento económico de um concelho onde dará gosto trabalhar e viver. Habitação, saúde, educação, segurança e investimento produtivo terão neste executivo toda a recetividade”, afirmou.
A autarca sublinhou ainda que o município estará “à porta de todos os ministérios que contribuam para o crescimento e evolução do concelho”, garantindo que “nenhum dinheiro do PRR será perdido por falta de agilidade política”.

 “A causa pública é de todos”
No seu discurso, Maria das Dores Meira evocou as duas décadas de serviço público que marcaram o seu percurso político - primeiro como vereadora (2001-2006) e depois como presidente (2006-2021).
“A causa pública é para todos, todos, todos, como nos ensinou o Papa Francisco. A causa pública não serve agentes partidários, serve para resolver as urgências do povo deste concelho”, reforçou, defendendo que o seu regresso traduz “a vontade expressa nas urnas”.

“Contra tudo, mas com todos”
Visivelmente emocionada, Meira descreveu-se como “uma mulher feliz”, agradecendo o apoio do movimento independente Grupo de Cidadãos Eleitores Dores Meira – Setúbal de Volta, que contou também com o apoio do PSD e do CDS-PP.
Sublinhou que o movimento “ultrapassou todas as dificuldades de uma campanha feita com criatividade, boa disposição e entrega à causa maior de todos os setubalenses e azeitonenses”.
Rejeitou “truques de bastidores” e prometeu um mandato participativo: “O futuro de Setúbal será decidido por todos, sem lugares cativos. O povo soberano escolheu, e o nosso compromisso é claro: Setúbal está de volta, mas Setúbal está primeiro”. 

Um executivo plural
Autarca regressa com promessa de novo impulso ao concelho
O novo executivo municipal é composto por Maria das Dores Meira (presidente), Paulo Maia, Maria do Carmo Tiago e Bruno Russo, eleitos pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Dores Meira – Setúbal de Volta. O PS é representado por Fernando José, Joel Marques, Patrícia Rodrigues e Ana José Carvalho; o Chega por António Cachaço e Edgar Jesus; e a CDU por Nuno Costa.
A cerimónia contou com a presença de várias figuras de relevo nacional, entre as quais o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, o secretário de Estado adjunto da Administração Interna, Paulo Ribeiro, a vice-presidente da Assembleia da República Teresa Morais e o bispo de Setúbal, Américo Aguiar.

PS assume presidência da Assembleia Municipal
As eleições autárquicas de 2025 em Setúbal culminaram também na eleição de Paulo Lopes, do Partido Socialista (PS), como presidente da Assembleia Municipal, numa sessão realizada a 30 de Outubro nos Paços do Concelho.
A vitória de Paulo Lopes resultou de uma votação interna que contrariou o candidato do movimento independente Setúbal de Volta, David Martins, o mais votado nas urnas pelos eleitores, mas sem garantir a maioria entre os deputados e presidentes de junta.
A votação final registou 21 votos para Paulo Lopes, 10 para David Martins e 6 votos em branco, num total de 37.
Com esta decisão, conclui-se o ciclo eleitoral autárquico de 2025, que ficou marcado pela liderança da Câmara Municipal pelo movimento independente, duas freguesias conquistadas pela CDU e três juntas de freguesia sob gestão do PS - um equilíbrio político que promete marcar os próximos quatro anos em Setúbal.

“A vontade democrática votou a mudança”
No encerramento da cerimónia, Maria das Dores Meira reafirmou o compromisso de fazer do mandato 2025-2029 “um tempo de ação, diálogo e reconstrução”.
“Cumprimos a vontade democrática que votou a mudança para Setúbal. Setúbal está de volta, mas Setúbal está primeiro”, concluiu.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Setúbal 

Comentários