Novo centro de saúde atrai médicos e melhora acesso à saúde no concelho
O novo Centro de Saúde do Alto do Seixalinho – Unidade de Saúde Familiar (USF) Alburrica – abriu portas no inicio da semana e já começou a fazer a diferença. A primeira infraestrutura de saúde, construída pela Câmara Municipal do Barreiro, vai permitir que mais seis mil barreirenses passem a ter médico de família, num investimento que o município considera essencial para reforçar a rede de cuidados de saúde primários.![]() |
| Novo Centro de Saúde trouxe mais médicos ao Barreiro |
Num vídeo partilhado na rede social Facebook, o presidente da autarquia, Frederico Rosa, destacou a importância simbólica e prática da nova unidade.
“Já está aberto. Primeiro centro de saúde de sempre feito pela Câmara. Além dos médicos de família que temos, já conseguimos atrair mais três, e um quarto está a caminho. Seis mil barreirenses já com médico de família”, afirmou o autarca.
Frederico Rosa aproveitou ainda para sublinhar o esforço contínuo do município na área da saúde. “A seguir, construir de raiz o dos Fidalguinhos, acabar a remodelação total no Barreiro, na Quinta da Lomba. Vamos ter uma rede de cuidados de saúde primários do melhor que há no País”, assegurou.
O presidente acrescentou ainda: “Este, para quem tinha dúvidas, está feito. Tirar do papel é aquilo que nos enche o coração. Ver esta gente toda a chegar já com médico de família e novas instalações é para isso que trabalhamos. Por isso, é seguir em frente”.
Descongestionar e modernizar os serviços de saúde
Antes da inauguração, Frederico Rosa já tinha destacado que a entrada em funcionamento do novo centro iria aliviar a pressão sobre o Centro de Saúde da Quinta da Lomba, atualmente em obras de requalificação num investimento de cerca de 750 mil euros.
O autarca lembrou ainda que o modelo do novo centro do Alto do Seixalinho está a servir de exemplo a outras localidades.
“Já muita gente, de todo o País, veio aqui ver este centro de saúde, para copiar o modelo. É um centro de saúde muito grande e vai funcionar muito bem”, afirmou.
Além da USF Alburrica, o município prepara-se para concluir as obras do Centro de Saúde do Barreiro (USF Eça) e arrancar com a construção do Centro de Saúde dos Fidalguinhos, consolidando uma rede moderna e eficiente de cuidados primários no concelho.

Comentários
Enviar um comentário