Rede criminosa travada na Costa de Caparica após série de assaltos

Sete homens em prisão preventiva por furtos em casas em Portugal e Espanha 

Sete homens de nacionalidade colombiana, suspeitos de integrar uma rede criminosa responsável por furtos em residências em várias localidades portuguesas, foram detidos na Costa de Caparica e ficaram em prisão preventiva, anunciou a Polícia de Segurança Pública (PSP). Os homens são suspeitos de terem feito o mesmo no País Basco, em Espanha. A operação contou com o apoio da GNR e da polícia basca. 
Grupo terá assaltado casas em todo o país durante este mês

A operação policial, conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal da PSP com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR), decorreu na semana passada na Costa de Caparica, concelho de Almada. Seis elementos do grupo foram interceptados na semana passada, enquanto o sétimo membro, que se encontrava internado no hospital Garcia de Orta, também em Almada, devido a um acidente durante uma fuga às autoridades, acabou igualmente detido após receber alta.
Os detidos, com idades entre os 35 e os 55 anos, são suspeitos de integrar uma célula criminosa estrangeira que se deslocou a Portugal com o objetivo de realizar furtos em casas. De acordo com a PSP, “recai fundada suspeita e fortes indícios” de que o grupo alugou uma viatura em Espanha para realizar os assaltos, veículo esse que foi entretanto apreendido.

Furtos em várias cidades portuguesas e em Espanha
As autoridades acreditam que, entre 10 e 20 de Outubro, o grupo terá atuado em Almada e Aroeira, Belas, Caldas da Rainha, Estoril, Figueira da Foz, Lisboa, Loures, Nazaré e Oeiras. As diligências policiais revelaram ainda que a rede está associada a crimes semelhantes ocorridos no País Basco, onde foram recuperados vários bens furtados, na sequência de cooperação com a Polícia basca.
Todos os suspeitos ficaram sujeitos à medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva. Segundo a PSP, esta operação permitiu “interromper o cometimento de crimes contra o património” que esta célula organizada vinha alegadamente praticando pelo menos desde o dia 10 de Outubro.

Comentários