São Pedro traz alegria a Águas de Moura com marchas, baile e gastronomia

Festas de São Pedro da Marateca prometem encantar este fim de semana

Águas de Moura prepara-se para receber a energia contagiante das tradicionais Festas de São Pedro da Marateca, entre os dias 27 e 29 de Junho. Música, dança, humor, marchas populares, gastronomia e devoção religiosa prometem animar a freguesia ao longo de três dias intensos de celebração.
Marchas populares desfilam esta sexta-feira em Águas de Moura

Com uma programação rica e diversificada, o evento assinala tanto o dia do padroeiro local, São Pedro, como o aniversário da freguesia. As ruas enchem-se de cor, alegria e tradição, com o regresso das aguardadas marchas populares - a Marcha Infantil “Os Cenourinhas”, a Marcha de São Pedro da Marateca e, como convidada especial, a Marcha da Boavista de Vendas Novas.
Logo na noite de abertura, a 27 de Junho, a aldeia recebe as entidades convidadas ao som vibrante do grupo de percussão “Mar a Tocar”. Segue-se um momento muito aguardado pelos mais pequenos com a apresentação da Marcha Infantil “Os Cenourinhas”, que volta a sair à rua às 21h00, antes da entrada da Marcha de São Pedro da Marateca. 
A noite termina ao ritmo de baile com Luís Rosa e animação pela madrugada com o DJ Marvin.
O dia 28, sábado, começa em modo desportivo, com o tradicional Torneio São Pedro da Marateca, no Campo do Olival, pelas 16 horas. A partir das 20h30, a noite transforma-se num verdadeiro festival etnográfico e musical: sobem ao palco o Rancho Folclórico e Etnográfico da Freguesia de Canha e o Rancho Danças e Cantares da Região do Forninho. O toque internacional chega com o Grupo de Flamenco de Maria Navarro, antes da atuação de Pedro Conceição e Banda. A noite termina em grande com o baile popular de João Tendeiro e Ricardo.

29, o dia dedicado a São Pedro 

O dia mais solene, 29 de Junho, começa com a Missa em Honra de São Pedro da Marateca, às 11 horas, e culmina com a tradicional procissão às 18 horas. Mas a festa continua: pelas 20 horas, no recinto das tasquinhas, o humorista João Caçoilas promete arrancar gargalhadas ao público com um espetáculo descontraído e para toda a família.
Mais tarde, a magia das marchas regressa: “Os Cenourinhas” voltam ao palco, seguidos pela Marcha da Boavista de Vendas Novas e, claro, pela Marcha de São Pedro da Marateca. A festa encerra em tom vibrante com a energética Gabaritzgang Party, às 22h40.
A organização das festas está a cargo da Associação de Festas de São Pedro da Marateca e conta com os apoios da Câmara Municipal de Palmela, da União das Freguesias de Poceirão e Marateca e de vários comerciantes locais e regionais. A forte participação do tecido associativo local promete reforçar o espírito comunitário e o calor humano que marcam este evento ano após ano.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Palmela 

Comentários