Setúbal reafirma compromisso com turismo inclusivo nas praias

Praias de Albarquel e Figueirinha reforçam a inclusão com novos serviços

A Câmara de Setúbal aprovou, em reunião do executivo, a renovação do protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Setúbal para dar continuidade ao projeto "Praias para Todos". A iniciativa visa garantir "um verão mais inclusivo", proporcionando "apoio especializado a pessoas com mobilidade reduzida e outras necessidades específicas nas praias de Albarquel e da Figueirinha", refere uma nota do município sadino. 

Alunos do IPS garantem apoio especializado nas praias acessíveis 


Criado em 2020, o projeto tem sido fundamental na melhoria das condições de acessibilidade nas zonas balneares do concelho, promovendo um turismo mais justo e acessível. 
"Graças a investimentos municipais, estas praias contam com equipamentos adaptados e uma equipa capacitada para apoiar banhistas com necessidades especiais", sublinha a nota da Câmara de Setúbal. 
Em 2025, a iniciativa decorre de 23 de Junho a 31 de Agosto, diariamente, das nove às 13 horas e das 14 às 18 horas. 
Cada uma das praias envolvidas terá ao dispor dois alunos do Instituto Politécnico de Setúbal, com formação nas áreas de fisioterapia, desporto, terapia da fala e animação sociocultural, garantindo um apoio adequado e personalizado aos utilizadores.
Para viabilizar esta ação, a Câmara Municipal atribuirá à Associação Académica do Politécnico de Setúbal um apoio financeiro de 10.080 euros, destinado a cobrir despesas dos estudantes envolvidos, incluindo deslocação e alimentação, assegurando condições adequadas ao desempenho das suas funções.
O impacto positivo do "Praias para Todos" foi reconhecido a nível nacional. O projeto contribuiu para a distinção da Praia de Albarquel, em 2020, e da Praia da Figueirinha, em 2021, com o Prémio "Praia + Acessível" de Portugal, atribuído por unanimidade.
O documento financeiro associado ao protocolo esteve em consulta pública durante 30 dias para recolha de sugestões e seguirá agora para apreciação da Assembleia Municipal de Setúbal.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Setúbal 

Comentários