Setúbal investe um milhão na requalificação de Pinhal de Negreiros

Um investimento para melhorar qualidade de vida em Azeitão

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou a importância da participação popular na transformação do território, durante um convívio com os moradores para celebrar a conclusão do Parque União de Pinhal de Negreiros, em Azeitão. “Agradecemos muito às populações que se dedicam ao bem comum e que colaboram com a Câmara e as juntas de freguesia para construirmos um concelho melhor", afirmou o autarca, sublinhando que o contributo dos habitantes torna o trabalho mais eficaz e alinhado com as reais necessidades locais.

Moradores e autarcas celebram a inauguração do Parque


Durante o evento, André Martins frisou que esta requalificação, ainda em andamento, representa um investimento de cerca de um milhão de euros. “São obras essenciais para os moradores e também motivo de orgulho para quem gere a autarquia, pois concretizamos aquilo com que nos comprometemos: servir sempre, mais e melhor”.
O presidente da Câmara felicitou a população pelo trabalho já realizado e pelos desafios ainda por superar nas duas fases da intervenção que restam concluir. "Podem contar sempre connosco. O nosso compromisso é com as pessoas e é gratificante ouvir que o trabalho foi bem recebido pela comunidade”, acrescentou.
A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão realçou a importância da participação popular na requalificação de Pinhal de Negreiros. "Houve pessoas que dedicaram o seu tempo a pensar no que seria melhor para a comunidade. O nome Parque União de Pinhal de Negreiros reflete esse espírito de união entre os moradores", destacou Sónia Paulo.
Antes dos discursos, foi descerrada uma placa em homenagem a João Gaspar, um vizinho ativo na comunidade que faleceu, num momento emotivo na presença da sua companheira, Teresa Leal.
Luís Pacheco, membro do grupo de moradores, recordou que este projeto teve início após um incêndio florestal em agosto de 2017. "Começou com um mal, mas resultou num bem. Como seria o parque se não houvesse o incêndio?", questionou, enfatizando o trabalho conjunto entre moradores, Câmara e Junta de Freguesia.

O que já foi feito e os próximos passos
Investimento na qualidade de vida e na sustentabilidade 
Desde 2018, quando foi apresentado o programa de requalificação, já foram concluídas três fases do projeto. As intervenções incluíram: requalificação de matas e espaços públicos; melhoria dos acessos, estacionamento e segurança rodoviária; criação de 1.100 novos pontos verdes, entre árvores e arbustos;
implementação de equipamentos desportivos e geriátricos e a instalação de iluminação pública e melhorias nos caminhos pedonais.
A próxima fase teve início nesta segunda-feira na Rua Poeta Bocage, com a renovação da rede de gás, drenagem e passeios. Posteriormente, os trabalhos avançam para o Parque Verde Nascente, onde serão criados novos caminhos, reforçada a iluminação e construída uma área de estacionamento.
A requalificação de Pinhal de Negreiros é um exemplo de como a colaboração entre poder público e população pode transformar um território e melhorar a qualidade de vida de todos.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Setúbal 

Comentários