Montijo investe no Carnaval 2025: 47 mil euros para a folia

Associações locais apoiam a tradição e esperam-se milhares de pessoas de 1 a 4 de Março 

A Câmara do Montijo aprovou, na reunião do executivo municipal, a atribuição de um apoio financeiro de 47 mil euros à Associação dos Antigos Alunos Somos Peixinho para a organização do "Carnaval 2025". O evento, que promete animar a cidade, contará com desfiles e atuações musicais, destacando-se o desfile noturno a 1 de Março e os corsos diurnos nos dias 2 e 4 de Março.

Carnaval do Montijo leva cor e alegria às ruas da cidade


A presidente da Câmara Municipal do Montijo, Maria Clara Silva, destacou o envolvimento das associações culturais e desportivas na definição do modelo do Carnaval: “Convoquei todas as associações do concelho para discutir como deveria ser organizado o evento. Foi unânime a vontade de manter a Somos Peixinho à frente da organização, com o envolvimento de outros grupos”. 
O apoio financeiro aprovado destina-se à aquisição de fatos, charangas e outras despesas essenciais para os desfiles, que atravessarão a Avenida dos Pescadores e culminarão na Praça da República. O evento contará com mais de mil foliões e uma dezena de carros alegóricos, garantindo cor e alegria às ruas das principais zonas da cidade. 
O desfile passa pela zona ribeirinha, Praça da República e Avenida dos Pescadores. A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS e da CDU, enquanto o PSD votou contra.

Carnaval ajuda comércio e cultura local
Carnaval mobiliza associações e visitantes 
O Carnaval do Montijo é mais do que uma festa popular. Representa um importante incentivo para o comércio local, dinamizando restaurantes, lojas e setores ligados ao turismo. Além disso, fortalece o espírito comunitário e promove a identidade cultural da cidade, ao permitir que associações, clubes e tertúlias expressem criatividade e tradição. Com o apoio da autarquia, a folia de 2025 promete ser mais um sucesso para moradores e visitantes.
"Criado e mantido pelo povo, o Carnaval do Montijo é genuíno, espontâneo, livre, onde o espírito crítico e a sátira se associam à emoção e à folia, reavivado ano após ano", realça a autarquia. 

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Montijo 

Comentários