Transportes gratuitos para praias agradaram aos utentes do Litoral Alentejano

Mais de 26 mil passageiros utilizaram durante a época balnear em Sines, Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém 

O serviço de “carácter experimental”, considerado “inédito a nível nacional” devido à sua dimensão, “deixou a quase totalidade dos utentes satisfeitos”. Mais de 26 mil passageiros utilizaram, durante a época balnear, o serviço diário de transportes rodoviários gratuitos para as praias dos cinco concelhos do litoral alentejano, divulgou a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral. 
Foi mais fácil chegar às praias do Litoral Alentejano 


De acordo com a comunidade, num comunicado, este ano, a adesão da população dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, no distrito de Setúbal, e Odemira, no de Beja, duplicou em relação a 2023.
O serviço de “carácter experimental”, considerado “inédito a nível nacional” devido à sua dimensão, “deixou a quase totalidade dos utentes satisfeitos”, revelou a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, com base num inquérito de satisfação, no qual participaram 333 utentes.
Segundo aquele organismo, “94 por cento dos utentes” demonstraram vontade de recorrer ao serviço no próximo ano e outros “94 por cento responderam que irão recomendar o uso do transporte gratuito para as praias do Alentejo Litoral”, que foi utilizado maioritariamente por jovens abaixo dos 24 anos.
O Alentejo é um destino muito procurado para turismo, seja no inverno ou no verão, com a sua oferta interminável de locais a visitar e de experiências culturais típicas. Além de ser um dos tesouros nacionais, contando com excelente gastronomia e riqueza patrimonial, o Alentejo é muito mais do que apenas campos e pradarias, já que a sua costa litoral está recheada de praias inesquecíveis e perfeitas para desfrutar no verão. 
E porque é cada vez mais importante apelar à riqueza das regiões do interior, as várias ligações gratuitas em transportes públicos, aos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira, para as suas respetivas zonas balneares. As linhas funcionaram em Julho e Agosto. 
O projeto pretende diminuir o tráfego automóvel e a poluição nestas localidades, sobretudo junto das zonas balneares, havendo por isso uma consciencialização na ótica sustentável e da preservação destes ecossistemas.

Agência de Notícias com Lusa 
Fotografia: DR 

Comentários