19 mil visitantes saborearam os melhores produtos locais da Arrábida

O Queijo de Azeitão, o pão caseiro, a doçaria, o mel e os excelentes vinhos da região na mesa de São Gonçalo 

O Festival Queijo, Pão e Vinho, que decorreu em São Gonçalo, na freguesia da Quinta do Anjo, no último fim de semana, recebeu 19 mil visitantes, o mesmo número da edição anterior, continuando a afirmar-se como grande evento de promoção dos produtos locais de qualidade. Segundo o vereador do Turismo da Câmara de Palmela, Luís Miguel Calha, esta edição "correu muitíssimo bem, por toda a dinâmica que foi criada pelos expositores, com produtos que fizeram a delícia dos visitantes, e por um programa cultural e desportivo de boa qualidade, pelo que o balanço é extremamente positivo". 
O melhor pão caramelo esteve no festival 

"É sempre gratificante ter um elevado número de participantes, ainda que para nós seja muito importante valorizar não só o número de visitantes, mas que o Festival é cada vez mais apreciado e considerado como um evento de referência no panorama regional e nacional", sublinhou o autarca. 
Os expositores "estavam muito satisfeitos pela afluência de público, pelas vendas que efetuaram e pela oportunidade que tiveram de valorizar os seus produtos» e «sabem que têm no município um parceiro sempre ao seu lado", garantiu Luís Miguel Calha. 
O Queijo de Azeitão, o pão caseiro, a doçaria, o mel e os excelentes vinhos da região foram os principais atrativos e foi possível contactar diretamente com as/os 39 produtoras/es presentes (17 adegas, nove queijarias, quatro padarias e nove de doçaria, mel e fruta).
O programa, promovido com um forte envolvimento das associações desportivas e culturais da freguesia, integrou atividades para todos os gostos: desporto, música, atividades equestres, showcooking, demonstrações de práticas tradicionais, como produção de queijo, tosquia e ordenha manual, e as grandes corridas de ovelhas, 100 por cento Saloias.
Este ano, o Espaço Infantil, o aumento das zonas de sombra e a presença de um restaurante vegetariano e outro com refeições pensadas especificamente para o público infantil foram as principais novidades do Festival, que continua a afirmar-se como um eco-evento.

Crescimento e afirmação ano após ano
19 mil visitantes passaram por São Gonçalo 
Francisco Macheta, presidente da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, entidade organizadora, considera que este é já "o certame mais representativo dos produtos da região" e referiu, durante a inauguração, que esta edição foi promovida com "a responsabilidade de quem obteve, em 2023, a maior afluência de sempre, num reconhecimento dos produtos locais de excelência". Aproveitou também a ocasião para deixar um agradecimento especial aos parceiros Câmara de Palmela e Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.
Para o presidente do município, Álvaro  Amaro, "a Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida representa a génese do Festival" e elogiou-a pela capacidade constante de "valorizar o espaço e criar mais condições de acessibilidade e conforto". 
O presidente não tem dúvidas de que é possível ir "ainda mais longe no futuro, atraindo mais visitantes e cada vez mais produtores», num «caminho de continuidade e ousadia, mas sempre fiel à promoção dos saberes e sabores da Arrábida". 
Também o presidente da Junta, António Mestre, deixou uma palavra de «reconhecimento a todos os que tornam possível este grande acontecimento e a sua manutenção ao longo de 28 anos». "Este é um evento para toda a família, uma oportunidade única de contacto direto com os produtores e sempre com a preocupação da salvaguarda ambiental", elogiou.
O Festival enquadrou-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 - Produção e Consumo Sustentáveis.

Comentários