Queijo, Pão e Vinho na mesa de São Gonçalo de 5 a 7 de Abril

"O Festival é uma das principais montras dos produtos regionais de qualidade da região de Palmela"

O Festival Queijo, Pão e Vinho regressa a São Gonçalo, Quinta do Anjo, de 5 a 7 de Abril, com várias novidades, continuando a crescer e a consolidar-se como a grande montra dos produtos locais de qualidade. A 28.ª edição do evento mais saboroso da região reunirá produtos regionais de excelência, com todos os produtores de Queijo de Azeitão, os melhores vinhos da Península de Setúbal, pão, mel e doçaria. Além da exposição e venda de produtos, os visitantes usufruirão, ainda, de um programa de animação composto por atividades equestres, demonstrações de tosquia e de ordenha manual, corridas de ovelhas, oficina de produção de queijo, gastronomia regional, showcooking, espetáculos musicais e espaço infantil.
Festival foi apresentado no dia 22 de Março 

A organização, a cargo da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, continua a inovar e a criar melhores condições para receber as/os visitantes. Este ano, o presidente da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, Francisco Macheta, revelou que uma das novidades é o Espaço Infantil, onde as crianças dos 3 aos 12 anos vão poder divertir-se com insufláveis, pinturas, modelagem, ateliês de produção de bolachas, entre outras atividades, com acompanhamento de educadoras/es de infância, enquanto os pais visitam e realizam as suas compras no recinto do Festival.
Para tornar o espaço exterior mais acolhedor, haverá mais zonas de sombra. Quanto à oferta de restauração, a pensar nos vários públicos, para além dos quatro restaurantes habituais, este ano participam um restaurante vegetariano e outro com refeições pensadas especificamente para o público infantil.
Francisco Macheta destacou que o Festival é um eco-evento e, por isso, a organização apela a que tanto os produtores como os visitantes utilizem os vários pontos de reciclagem espalhados pelo recinto e que os visitantes tragam os copos reutilizáveis adquiridos na edição anterior. Estes copos vão continuar a estar à venda, assim como os novos copos de vinho, que têm um custo de 2,5 euros. 
O Queijo de Azeitão, o pão caseiro, a doçaria, o mel e os excelentes vinhos da região continuam a ser os principais atrativos. Ao longo dos três dias, vai ser possível contactar diretamente com os 39 produtores presentes (17 adegas, nove queijarias, quatro padarias e nove de doçaria, mel e fruta).
O programa, promovido com um forte envolvimento das associações desportivas e culturais da freguesia, integra atividades para todos os gostos: desporto (passeios de bicicleta de estrada, BTT, pedestre ou trail), atividades equestres no picadeiro, showcooking, demonstrações de práticas tradicionais, como produção de queijo, tosquia e ordenha manual, e as grandes corridas de ovelhas, 100 por cento Saloias. ´
No palco da tenda gastronómica, para animar o tempo de convívio, há várias propostas, desde um Baile Folk com Celina da Piedade, ao Cante Alentejano ou aos acordes da Orquestra Ligeira da SIM.
A entrada tem o valor de dois euros para um dia e três para os três dias. As pulseiras livre trânsito já podem ser adquiridas na Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e na Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela.

Evento ideal para um fim de semana em família 
Programa intenso e preenchido com o melhor da região 
O município de Palmela apoia o festival desde o primeiro momento. O presidente, Álvaro Amaro, não tem dúvidas de que "é já um certame de referência na Área Metropolitana de Lisboa" e elogiou a organização pela "forma ousada, criativa e empreendedora como vai renovando e requalificando o evento". 
Para o presidente, para além da importância na promoção dos produtos locais, o Festival é também "um espaço de promoção da felicidade", o "evento ideal para um fim de semana em família, um espaço de encontro da comunidade, onde é possível conviver em segurança, de forma sustentável e há atrativos para todos. Estamos fortemente empenhados para que, no dia 5, tudo esteja nas melhores condições para receber os milhares de visitantes. Vai ser um fim de semana em grande", acredita o autarca.
O Queijo, Pão e Vinho conta também com o apoio da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo. "Somos parceiros ativos para que o Festival possa receber bem", referiu o presidente, António Mestre. Nesta edição, a Junta de Freguesia aumentou o apoio financeiro, para além do apoio em todo o trabalho preparatório.
O Festival enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 - Produção e Consumo Sustentáveis. Consulte o programa completo em www.cm-palmela.pt e planeie já a sua visita a São Gonçalo. 


Comentários