Cortejo de fantasias de palhaço encheu as ruas de Sesimbra

Desfile juntou milhares de pessoas, dos miúdos aos graúdos, no ano em que celebra 25 anos

O famoso corso de palhaços voltou a sair às ruas de Sesimbra, na segunda-feira, um dia depois de o desfile de Carnaval ter sido cancelado devido ao mau tempo. Aquele que é "o maior desfile de pessoas fantasiadas de palhaço", segundo a Câmara de Sesimbra, juntou milhares de pessoas, dos miúdos aos graúdos, no ano em que celebra 25 anos. "Tudo começou com uma brincadeira entre amigos, que decidiram organizar uma concentração de fantasias de palhaço para animar a tarde da segunda-feira, antecipando a folia de uma das melhores noites do Carnaval de Sesimbra", conta a autarquia. 
Milhares de 'palhaços' encheram ruas de Sesimbra 

A ideia foi de tal forma bem acolhida pela comunidade, que logo na primeira edição, e para surpresa de todos, juntaram-se ao cortejo centenas de mascarados.
Com o passar dos anos, o sucesso da iniciativa foi crescendo, atingindo o seu auge em 2023, com o número recorde de 10 mil participantes, conquistando definitivamente o título de maior desfile de palhaços do mundo.
"Há grupos de amigos e famílias inteiras que são presença assídua nesta enorme moldura humana, cheia de cor e muita criatividade, que ocupa a Marginal de Sesimbra. Como ninguém quer ficar de fora desta grande festa, é difícil encontrar quem não esteja fantasiado de palhaço", conta a autarquia. 
A par da originalidade das máscaras, e todo um conjunto de adereços de todas as formas e feitios que revelam muita dedicação e engenho de quem aprecia uma boa “palhaçada”, também os veículos, criados especialmente para o cortejo, surpreendem pelas formas arrojadas e divertidas, como barcos com rodas, naves espaciais, triciclos com asas ou churrascos ambulantes. A festa foi bonita no melhor dia do Carnaval deste ano. 

Comentários