Barreiro pioneiro em cirurgia à coluna na região de Setúbal

Cirurgia endoscópica da coluna em doentes com patologia degenerativa da coluna lombar

O Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo iniciou, no mês de Setembro, uma nova técnica de intervenção cirúrgica. É o primeiro hospital público da região de Setúbal a realizá-la. "Trata-se de cirurgia endoscópica da coluna em doentes com patologia degenerativa da coluna lombar, por exemplo, em casos de hérnia discal, canal estreito lombar, entre outras", começa por referir um comunicado do hospital. 
É uma técnica só usada no hospital do Barreiro

De acordo com o diretor do serviço, Jorge Martins, "esta técnica é minimamente invasiva", "destina-se ao tratamento de diversa patologia do ráquis vertebral, com uma versatilidade e aplicabilidade vasta" e "permite no futuro minimizar os riscos, complicações e tempo de recuperação pós-operatória dos doentes".
"Continuamos, claro, a realizar cirurgia convencional, 'aberta', da coluna lombar, reservada para casos em que a cirurgia endoscópica ainda não consegue oferecer resultados satisfatórios", destacou o médico.
A nota acrescenta que "a cirurgia endoscópica da coluna traz vantagens para os doentes intervencionados, uma vez que permite diminuir drasticamente a agressividade cirúrgica, através de uma única incisão com cerca de um centímetro". Também a reabilitação pós-operatória "é mais célere" e tem "maior controlo da dor".
Esta é, segundo o serviço de ortopedia, uma "técnica em evolução, de elevada exigência técnica e com larga curva de aprendizagem", tendo contado com a presença do cirurgião mais experiente do país para realizá-la, o Dr. Alfredo Carvalho, do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, que "já realizou mais de 250 cirurgias endoscópicas da coluna nos últimos três anos".
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo é, atualmente, "o único Hospital da Península de Setúbal a realizar cirurgia endoscópica da coluna".


Comentários