Festas da Moita arrancam esta sexta-feira

Vila em festa para celebrar a fé, o rio e a tauromaquia

10 dias de muita festa é com isso com que vai poder contar entre esta sexta-feira e o dia 17 de Setembro na Moita. As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem vão contar com mais uma edição que promete ser inesquecível. David Carreira, Noble, Fernando Pereira, GNR, Némanus, Anjos, Bispo, José Malhoa, I Love Baile Funk e Nininho Vaz Maia vão pisar o palco da Marginal e dar boa música a todos. Para além deste palco vão existir outros pontos de interesse, sem esquecer, claro a tauromaquia, as tasquinhas, os bares, diversões, sevilhanas, procissão, os bailes, a noite do Fragateiro e a tarde do Fogareiro são outras das tradições que não vão faltar nestas Festas da Moita 2023.
Festa é em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem 

Às 21 horas desta sexta-feira acende-se o arraial e ouvem-se os 21 morteiros, dando inicio às Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita. Os “dez dias mais longos do ano” para as gentes da Moita vão contar com atividades ligadas ao rio, à religião e à festa brava, concertos diário e muita animação e convívio pelas principais ruas da vila. 
Este evento tem nos barcos engalanados, nas largadas e corridas de touros, na tarde do fogareiro, na procissão em honra da padroeira da vila e no cortejo etnográfico as suas principais atrações. Todos os dias há festa rija, com programação que começa cedo e só termina no dia seguinte.  
Vão ser dez dias de comemorações da padroeira moitense ao que se junta um programa cultural que promete agradar a todos os gostos e a todos os públicos.  As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem representam o que de mais genuíno as suas gentes têm para oferecer: a hospitalidade, a religiosidade, as tradições ligadas ao rio e à festa brava.
Dentro e fora da Praça de Touros, a festa brava é sempre um dos pontos fortes destas Festas. Além das três corridas de Touros na Praça Daniel do Nascimento, decorrerão, como habitualmente, na Avenida Dr. Teófilo Braga, as famosas largadas de touros. Ao todo serão 10 largadas. 
Cumprindo a tradição, a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem acontece no primeiro domingo das festas, dia 10, pelas 17h30. Os andores saem da Igreja e vão percorrer as principais artérias da vila até chegarem ao Cais, para a bênção das embarcações engalanadas, acompanhada de uma gigantesca salva de foguetes. A Charanga a Cavalo da Guarda Nacional Republicana, Guarda de Honra da Escola de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, Banda Filarmónica da Moita, Banda Filarmónica do Rosário, Banda Filarmónica Louriçalense, e, a Banda Filarmónica 1.º de Dezembro Montijo, acompanham a procissão. 

Programa musical para todos os gostos 
I Love Baile Funk visitam as Festas da Moita 
Ainda na vertente do convívio popular, destaca-se a Tarde do Fogareiro, no dia 15 de Setembro, a partir das 13 horas. Após a largada de touros, as gentes da Moita transformam a principal avenida da vila num local único de animação e convívio: os fogareiros, espalhados um pouco por todo o lado, acendem-se; as entremeadas, os couratos e as bifanas começam a assar-se e os amigos vão chegando, enchendo a Avenida. Doutor Teófilo Braga.
Pela tarde fora, não vai faltar animação de rua, com muita música para dançar o “Huga Huga” em grupo, com charangas, grupos de bombos e o já tradicional “Fogareiro Elétrico” com muita música.
David Carreira (dia 8), Noble (9), Fernando Pereira (10), GNR (11), Némanus (12), Anjos (13), Bispo (14), José Malhoa (15), I Love Baile Funk (16) e Nininho Vaz Maia (17) são os artistas que, em cada um dos 10 dias, vão subir ao Palco Marginal, situado na Praça da República, e que prometem trazer enchentes.
Para sábado está programado o XVIII Passeio a Cavalo Festas da Moita, com concentração junto à Praça Daniel do Nascimento (nove horas). Às 17 horas abrem as portas da Feira Comercial e Industrial no Parque Municipal de Exposições e mais à frente destacam-se a noite do fragateiro, com porco no espeto para todos, e fados, no Palco do Cais. A animação musical será, de resto, uma constante neste e restantes palcos: Praça da República; Largo Conde Ferreira; e Marginal.
Mas não só destas atividades se faz a feira. Muitas outras iniciativas, que chamam desde os mais novos aos mais velhos, estão programadas no decorrer dos 10 dias de certame.
Noite de Fados, Alvoradas com Salva de Morteiros, Demonstração de Barcos, 1.ª Corrida de Carrinhos de Rolamentos, participação de bandas e do movimento associativo do concelho ao que se juntam vários momentos de celebração religiosa.
Consulte aqui o programa completo das Festas da Moita. 

Comentários