Chegou ao Pinhal Novo a biblioteca de Rua "Livros para Todos"

O projeto depende do civismo e espírito de cidadania de todos

Já está a funcionar, junto à Estação Ferroviária de Pinhal Novo, na Praça da Independência, a Biblioteca de Rua “Livros para Tod@s”, que permite a qualquer pessoa levar e devolver livremente os livros usados disponíveis. O projeto foi desenvolvido pelo município de Palmela, em colaboração com a Escola Secundária de Pinhal Novo. Maria João Camolas, vereadora do património cultural, lembra que este é um equipamento de utilização livre, a vereadora alertou que "a continuidade do projeto depende do civismo e espírito de cidadania de todos os que o utilizarem". 
Livros ao alcance de todos junto à estação do Pinhal Novo 

No momento simbólico de inauguração, a vereadora da área das Bibliotecas e Património Cultural, Maria João Camolas, manifestou a intenção de que este projeto, que agora chega ao concelho, "possa ser replicado noutras freguesias", para que "a leitura, esteja acessível a todos, sobretudo àqueles a quem os horários não permitem usufruir das Bibliotecas Municipais". Sendo um equipamento de utilização livre, a vereadora alertou que "a continuidade do projeto depende do civismo e espírito de cidadania de todos os que o utilizarem". 
A Biblioteca de Rua foi desenvolvida em colaboração com alunos da turma 12.º J, da disciplina Oficina das Artes, do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais da Escola Secundária de Pinhal Novo, sob coordenação da Professora Cristina Pereira. A pintura/decoração do armário onde os livros estão arrumados é da autoria da turma e o folheto do projeto foi elaborado pelo aluno Manuel Silva. Para a vereadora, este trabalho é um símbolo do que, em conjunto, podemos fazer de bom na comunidade" e o resultado foi "excelente".
A professora agradeceu à Câmara Municipal o convite para colaborarem nesta iniciativa. "Foi um desafio que os alunos tiveram, com dedicação e empenho, e estão de parabéns, porque fizeram um trabalho meritório", elogiou.
A aluna Daniela Ferro, em representação da turma, confessou que, apesar de terem abdicado dos tempos livres para se dedicarem a este projeto, gostaram muito de o fazer. "Estamos muito felizes por poder deixar um marco nosso aqui", referiu. No final da inauguração, os alunos presentes receberam certificados de participação.
A Biblioteca de Rua “Livros para Tod@s” enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade, 10 - Reduzir as Desigualdades, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos.
Consulte aqui o álbum completo de fotografias dos três dias do Festival Internacional de Gigantes assinado por Inês Sampaio, fotógrafa da ADN-Agência de Notícias.  

Comentários