Alhos Vedros honra Nossa Senhora dos Anjos até domingo

A festa mais antiga do concelho da Moita continua cheia de vida

A vila de Alhos Vedros vai estar em festa entre hoje e 30 de Julho. Ruth Marlene, a fechar,  e Play4, a abrir são os nomes que prometem animar o palco da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Anjos, a mais antiga das festividades do concelho da Moita que se acredita ter sido também uma das mais importantes romarias no século XVI.  Ao passar por esta vila, nesta altura, não deixe de visitar o Cais do Descarregador e apreciar os barcos típicos do Tejo engalanados que participam no concurso em honra da santa padroeira. Do programa, destacam-se ainda os espetáculos musicais diários, no palco do Parque das Salinas, as tasquinhas de comes e bebes, a procissão, o Carnaval de verão e o fogo-de-artifício, a fechar as festividades, no domingo.
Alhos Vedros em festa a partir desta tarde 

As portas da Festa abrem esta noite quando as entidades oficiais e convidados descerem a Praça da República. Até domingo vai existir "um programa diversificado, com música, dança e eventos culturais", garante a organização.
A festa tem início ao som do samba através das passistas da SFRUA, A "Velhinha” senhora de Alhos Vedros e da ESUCA [Escola de Samba Unidos do Clube das Arroteias] que prometem uma noite de ritmos quentes nas ruas e no palco principal da festa. Pelo palco da festa vão passar também os Play 4U, uma banda de sonoridades quentes e irão animar a malta a partir das 22h30. 
A procissão em honra de Nossa Senhora dos Anjos [no domingo às seis tarde pelas ruas da vila] e o concurso dos barcos engalados são as atividades mais importantes nas Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos, que voltará a passar pelo Cais do Descarregador. 
A festa traz consigo a passagem do concurso novamente pelo Cais do Descarregador, que não foi possível realizar no ano passado por causa das obras.
A procissão em honra de nossa Senhora dos Anjos também vai ser um momento identitário nestas festas, que vai até ao Cais do Descarregador, algo que no ano passado também não foi possível. Será no domingo às 11 da manhã.
Durante estes quatro dias, também não vão faltam as típicas bancas de artesanato, tasquinhas e bares, assim como atividades desportivas e muita música. 
De acordo com a junta de freguesia "os espetáculos vão ser diversificados por dia e por tema. No sábado vai haver rock depois mais música popular, vai haver fados, também vão acontecer aqueles eventos normais relacionados com as próprias festas, em que há mostras também culturais e de atividades locais de Alhos Vedros”. O bailes populares e os dj´s também marcam presença no evento. 
"Estão reunidas todas as condições para correr tudo bem. O arraial este ano vai ser maior e esperemos que as pessoas visitem Alhos Vedros nestes dias. É sempre importante as festas culturais e populares terem visitantes”, sublinha a autarquia.
Além desta quinta-feira, o dia maior da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Anjos, acontece a 30 de Julho. Nesse domingo e último dia do certame, o Parque das Salinas recebe, logo pela manhã, uma mega-aula de yoga e pilates do ginásio Roque Gym (nove horas). Duas das atividades mais esperadas são o concurso de barcos engalados no Cais do Descarregador (11 horas) e a procissão em honra de Nossa Senhora dos Anjos (18 horas).
A noite termina com música junto à porta da igreja com a actuação do saxofonista Selmer (20h30) e, no palco principal, Ruth Marlene (22 horas). O fogo de artifício será à meia noite.
Hoje a festa já não tem a "importância" de outros séculos mas continuam a atrair milhares de pessoas no final de Julho à vila ribeirinha de Alhos Vedros. Uma festa baseada, diz a história, numa lenda que percorreu os tempos desde 1148, um anos após a conquista de Lisboa pelo nosso primeiro rei. 
Os mouros que ficaram nas vilas de Palmela e Sesimbra... tentaram expulsar os cristãos de Alhos Vedros. Não conseguiram. Os cristãos invocado Maria Santíssima, Rainha dos Anjos, acabaram por mandar os mouros de volta às fortalezas de onde vieram. Foi uma festa. A mesma que hoje continua em nome da Rainha dos Anjos.

Comentários