O ADN de Vitória Silva candidata a Miss Lisboa 2023

"Quero ser um poço de esperança numa planície por semear"

Vamos falar da Vitória Silva. Da mulher ainda menina, da essência e da vontade de rescrever uma história bonita neste ano. Esta não é a primeira vez que a ADN e a Vitória se cruzam nos caminhos das grandes conversas. Ouvi-la é assistir as emoções a manifestarem-se a favor dos afetos. Tem desejos. Muitos! Tem ainda mais sonhos e outras tantas vontades de experimentar o que ainda não fez. Tem vontade de futuro e mostra uma evolução rara em cada desfile, em cada sessão fotográfica. É um talento em estado bruto. Aos 18 anos é modelo, artista, miss e estuda moda sustentável em nome da terra e do ambiente. 1.73 de elegância. "A imagem que gosto de passar para as pessoas é que é sempre possível. Passei por muito e sempre usei as minhas experiências de viva como veículo de força", disse em entrevista à ADN-Agência de Notícias. É concorrente a Miss Lisboa e está no concurso para "levar a capital e o país inteiro ao peito" por esse mundo fora. Venha conhecê-la.
Vitória Silva, de 18 anos, é candidata a Miss Lisboa 

Como apareceu o concurso Miss Setúbal na sua vida? "A organização do Miss Queen Portugal sempre foi um sonho enorme, sempre foi um objetivo! Até porque atualmente não há organização que mais defenda e acredito aquilo que amo e por isso mesmo, sei que é o lugar perfeito para eu evoluir ainda mais dentro das minhas paixões e propósitos de vida", começa por dizer Vitória Silva. 
"Ganhar o título de Miss Lisboa não é só um sonho, é um objetivo, e caso o consiga, será um degrau para alcançar um sonho ainda maior: o de ser Miss Queen Portugal e trazer o título de volta à capital do nosso grandioso país", sublinha Vitória. 
Ainda assim a candidata sabe que a "responsabilidade que é levar a nossa capital não só ao resto do nosso país mas ao mundo!". E procura sempre o melhor. "Não meço esforços para servir as pessoas que estou a representar". Gestos que se precisam nestes tempos "estranhos". 
E se ganhar como irá reagir? "No segundo seguinte imediato seria claramente ficar emocionada, especialmente porque seria o reconhecimento de um trabalho árduo que tenho feito pelo meu país durante os últimos quatro anos enquanto modelo, miss e artista!", explica. Depois disso, usaria o título para alertar a consciência das pessoas. 
"Usaria a moda sustentável como projeto principal rumo a um planeta Terra mais saudável! As indústrias de fast fashion atualmente são as segundas mais poluentes no nosso planeta e daí sempre que consigo, usar a moda sustentável, desenhando, reciclando e mesmo criando do zero muitas das minhas roupas! Iria inclusive focar mais ainda no meu projeto @happyworld.project e uni-lo com a causa da moda sustentável, criando se possível, workshops relacionados com esta causa", aponta. 
Mais que beleza este é um concurso de desafios sociais e ambientais. Uma marca de anos que seduz a criatividade cívica de Vitória Silva. "Uma miss é alguém que serve o povo, serve os restantes, ser miss é exatamente ser beleza pelo bem e inspirar as pessoas a fazer aquilo que a nossa sociedade tanto precisa, que é cuidar dela, cuidar do nosso planeta". Até porque, como diz, "a maioria dos cidadãos do mundo, não agem como cidadãos do mundo e muitas vezes é porque não entendem a importância de agir pelo bem, e o Miss Queen Portugal tem as suas Misses como porta vozes para essa finalidade". 

"Quero inspirar o próximo a procurar a sua melhor versão"
A história da sua terra espelha-se na sua alma
Calma mas inquieta. Bonita, mas intensa. Vitória tem uma força que chega de dentro. É mais uma mulher em busca de um sonho maior.  "A imagem que gosto de passar para as pessoas é que é sempre possível, e que nós somos os únicos que podemos colocar limites nos nossos sonhos". 
E fala de si sem medos nem rodeios. "Passei por muito e sempre usei as minhas experiências de viva como veículo de força, desistir nunca é a solução quando nos foi oferecida a dádiva de viver! E eu quero inspirar a ser melhor, eu quero inspirar o próximo a procurar a sua melhor versão". 
É da capital e descreve a sua cidade com paixão e com sabedoria. "A minha terra enfrentou um dos maiores maremotos da história do nosso planeta e mesmo assim conseguiu sair bastante firme da catástrofe, e por isso, acredito de coração, que as nossas bases são fortes e que somos cidadãos de garra, temos bases e valores fortes como a nossa terra! Aguentamos qualquer catástrofe e ainda saímos por cima, absorvendo tudo aquilo que a terra nos deu para aprender! A natureza comunica sempre connosco, e Lisboa fez dessa mensagem, uma ação de poder e crescimento e tem sido assim desde então", conta. 
Nascida e criada em Lisboa, sente "essa força e beleza em toda a população" e pressente capacidade de resiliência e de inovação da cidade. Por isso "temos sempre tantos turistas e formos considerados a Green Capital Europeia em 2020, numa plena pandemia! É uma força que cresceu em mim também e que pretendo levar para o Miss Queen Portugal se possível!". 
Lisboa, sabes… Eu sei. É uma rapariga descalça e leve, um vento súbito e claro nos cabelos, escreveu um dia Eugénio de Andrade. É dessa Lisboa misteriosa ou dessa Lisboa menina e moça, que Vitória Silva se inspira.  "Sou filha de uma terra que aprende com a natureza e se reconstruí a partir dela e sinto que sou a personificação da minha terra". 

Fazer da moda sustentável a sua maior causa 
Uma menina a quem devemos escutar e aprender  
Vitória nasceu para as artes e com talento e "pretendo usá-las o resto da minha vida como veículo de inspiração para os restantes! Não é uma área valorizada em Portugal e que precisa de ser, porque a arte move o mundo e une corações", sublinha a candidata. 
É modelo, artista e designer. Foca-se mais em "estudar moda sustentável e fazer dela a minha maior causa! A moda sustentável é a junção de duas grandes paixões minhas, a moda, a arte como a humildade pelo planeta". 
O seu maior sonho atualmente é ser a "próxima Miss Queen Portugal, e vou focar-me nisso!", nota. Descreve-se como uma "pessoa resiliente, persistente, sempre pronta a ajudar o outro, gosto de ouvir aqueles que a sociedade infelizmente não ouve, e ajuda-los a erguerem-se". 
Vitória Gale Amorim Pedro da Silva é apenas uma menina com 18 anos mas que já viveu tanto e fez ainda mais. É uma mulher a quem a sociedade deveria escutar. 1.73 de pura elegância e de olhar sereno. 
"Quero ser um poço de esperança numa planície por semear", é a frase que a acompanha estrada fora. 
Qual a melhor coisa da vida? "A própria vida é uma dádiva, e muitos de nós não sabemos reconhecer quão gratos deveríamos ser por ter esta chance", diz. 
Não consegue escolher uma  música para a vida mas adora ouvir Katy Perry  a cantar Daisies para se preparar para os concursos.
É mais uma mulher em busca do sonho de ser a "mais bonita da capital" para dali para a frente poder pintar sorrisos, desenhar momentos de afeto, partilhar a ajudar. Sigam-na nas redes sociais e perca um tempo na sua vida e clique aqui para lhe deixar o seu voto. Ela agradece. E sorri!


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários