Pinhal Novo pode receber novo mercado abastecedor da península de Setúbal

Alimentação saudável e sustentável da Área Metropolitana de Lisboa lançado em Palmela

O projeto “AML Alimenta” foi lançado em Palmela. Desenvolvido no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável da Rede Rural Nacional, tem como objetivo a promoção da alimentação saudável e sustentável e da dieta mediterrânica e o combate ao desperdício alimentar na Área Metropolitana de Lisboa.  A Câmara de Palmela tem vindo a trabalhar na possível instalação de um novo mercado abastecedor, na freguesia de Pinhal Novo, que possa servir a zona sul da Área Metropolitana de Lisboa, explicou Álvaro Amaro, presidente da autarquia. 
Câmara de Palmela apresentou AML Alimenta 

A parceria do projeto é composta pela  Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, Área Metropolitana de Lisboa e Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.
O presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, não tem dúvidas de que este é um projeto "de especial interesse e que vem ao encontro das expetativas e necessidades desta região". Das muitas vocações que o concelho apresenta, a produção agrícola é a que "continua bem presente na nossa identidade e cultura" e que "soube modernizar-se e aperfeiçoar-se e, apesar das dificuldades, tem conseguido agarrar as novas gerações", realçou. 
Destacam-se produtos como os vinhos da Península de Setúbal, o Queijo de Azeitão, a Maçã Riscadinha ou os morangos de Palmela.
O “AML Alimenta” dá sequência ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na Rede de Parques Agroalimentares da Área Metropolitana de Lisboa e na FoodLink - Rede para a Transição Alimentar na região. 
Palmela integra estas redes, "em estreito alinhamento com os objetivos estratégicos de criação de um sistema alimentar sustentável, resiliente e economicamente dinâmico, com particular interesse no modo de produção biológico, tendo já em marcha o projeto 'Palmela BIO'", referiu o presidente.
Tendo em conta as oportunidades identificadas no processo de revisão do Plano Diretor Municipal (em conclusão) e a participação na Rede de Parques Agroalimentares, a autarquia tem vindo a trabalhar na possível instalação de um novo Mercado Abastecedor, na freguesia de Pinhal Novo, que possa servir a zona sul da Área Metropolitana de Lisboa, explicou.
Álvaro Amaro aproveitou ainda a ocasião para reconhecer o "trabalho muito profícuo e de grande proximidade" que a Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal tem desenvolvido ao longo dos seus 20 anos de existência, associando-se agora também a este projeto.
O presidente da Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, Joaquim Carapeto, explicou que a Associação aceitou este desafio porque "enquadra-se na sua lógica de intervenção no território" e "vai ao encontro do seu objeto social". "Estamos muito felizes por alargar e diversificar a nossa atividade", referiu, lembrando o trabalho que a associação tem vindo a desenvolver no âmbito dos Grupos de Ação Local.

Existem 154 mercados locais nos 15 municípios  
Produtos do  concelho em destaque 
Márcia Mendes, diretora executiva da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, uma das parceiras do projeto, disse que foi criado um grupo de trabalho com as autarquias, a academia e os produtores locais, para fazer o mapeamento de onde se podem comprar produtos locais. Os dados de 15 dos 18 municípios que integram a Área Metropolitana de Lisboa – Alcochete, Seixal e Moita ainda não responderam – revelam que existem 154 mercados locais, que podem ser em edificado como mercados municipais, mercados de ar livre e mercados de levante.
Em relação à intervenção nas cantinas escolares, o projeto AML Alimenta está a finalizar a contratação de nutricionistas, que irão às escolas sensibilizar para os princípios da dieta mediterrânica, o combate ao desperdício alimentar, a sazonalidade dos produtos e a importância de consumir produtos locais.
As ações de sensibilização e de capacitação nas escolas são sobretudo para os professores e para o pessoal que trabalha diretamente nas cantinas.
“A ideia é fazer um trabalho junto dos professores e das cantinas, divulgando o estilo da dieta mediterrânica, incentivar o consumo e a aquisição dos produtos locais e sazonais produzidos com boas práticas agrícolas”, frisou a coordenadora da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, adiantando que o projeto AML Alimenta pretende dar às escolas um conjunto de ferramentas e de atividades que possam ser utilizadas em contexto de sala da aula para abordar estas temáticas em torno da alimentação.
O lançamento do “AML Alimenta”, na Biblioteca Municipal de Palmela, contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, que considera que este é "um projeto de vanguarda, que tenta dar relevância a um tema que é fundamental. Só juntos conseguimos alcançar os desígnios deste projeto", acredita, reconhecendo a importância da parceria que o promove.
Durante a sessão de lançamento, para além da apresentação do “AML Alimenta”, foram também abordados os temas da estratégia alimentar da AML e as oportunidades de financiamento para a temática da alimentação, no quadro do Programa Regional Lisboa 2030 e do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal.

Comentários