Inauguração do novo Monte Francisquinho decorre no dia 25 de Abril no Pinhal Novo

Antigo monte rural reconvertido num espaço multifuncional ao serviço das associações e da comunidade 

O Monte Francisquinho - Centro Comunitário, inaugura dia 25 de Abril, às 15 horas, em Pinhal Novo. A iniciativa integra o programa comemorativo do dia da Liberdade no Concelho de Palmela. "Este novo equipamento constitui uma resposta à dinâmica e necessidades das associações residentes e da comunidade, que passam a dispor de gabinetes de trabalho, para a realização de reuniões e atendimento com associados e espaços para arrumos e arquivo", disse a autarquia em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias. 
Espaço será inaugurado no dia da Liberdade 

Associado ao conceito de “Aldeia Associativa”, o Monte Francisquinho foi objeto de uma candidatura ao Portugal 2020, inscrita no Plano de Ação Integrada das Comunidades Desfavorecidas, ao abrigo do Plano de Desenvolvimento Urbano.
A Câmara de Palmela efetuou a empreitada de requalificação daquele espaço em 2021. "Tratou-se de uma obra de reabilitação e valorização de um antigo monte rural, reconvertendo-o num espaço multifuncional, que reúne uma rede de associações e recursos diversificados para promoção de dinâmicas sociais, culturais e educativas".  
Este Centro Comunitário dispõe, ainda, de uma Sala Polivalente, partilhada por todas as associações, para realização de atividades culturais e ações de formação.
A reabilitação do espaço assentou na preservação do edificado atual, devidamente requalificado, mantendo a lógica da unidade já existente, complementada com novos equipamentos e valências que sirvam os parceiros já instalados e a instalar.
No Monte do Francisquinho já está a funcionar o Núcleo da Liga dos Combatentes, o Motoclube do Pinhal Novo, uma área exterior para a prática de desportos radicais e foram reabilitados os dois edifícios antigos do espaço. Álvaro Amaro, presidente da autarquia, aquando a aprovação da obra, disse ainda que iria “ser criado um pequeno anfiteatro de ar livre e um pavilhão multiusos modular, para realização de eventos, feiras e exposições, que começará com dimensões mais modestas, mas que crescerá, faseadamente”, revelou o autarca naquela altura.
Esta candidatura está inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano - Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas e teve um investimento global elegível de 948 mil euros cofinanciado em 50 por cento por fundos europeus.  

Comentários