Festival Músicas do Mundo de Sines revela os primeiros nomes do cartaz

Festival vai juntar artistas “clássicos e emergentes” de 22 a 29 de Julho

O Festival Músicas do Mundo de Sines acaba de anunciar as primeiras 16 confirmações da sua edição deste ano, que se realiza em Porto Covo e Sines. De 22 a 24 de Julho, os concertos acontecem em Porto Covo, transitando a 25 de Julho para Sines. No grande festival dedicado à world music irão atuar os portugueses Maria João & Carlos Bica Quarteto e Carminho, a brasileira Céu, a maliana Rokia Traoré e os tuaregues Tinariwen, entre outros. A mexicana Lila Downs, em estreia no evento, é um dos grandes destaques do festival deste ano. Este é, considerado por muitos, um dos melhores festivais de música do país. 
Mexicana Lila Downs é uma das figuras maiores do cartaz

As “primeiras 16 confirmações” do programa da 23.ª edição do Festival Músicas do Mundo, que se realiza de 22 a 29 de Julho, “combinam artistas consagrados com artistas que estão a conquistar o seu espaço na música global”, lê-se em comunicado. 
Entre os nomes revelados está o da mexicana Lila Downs, “uma das maiores artistas da América Latina”, que “faz confluir na sua voz distintiva géneros tão diversos como as rancheras e os corridos mexicanos, boleros, jazz, hip-hop ou cumbias”.
Outra das estreias há muito ansiada no Festival Músicas do Mundo, como confessam os promotores, é a cantautora Nneka, que leva a Sines as influências de “r&b, soul, hip-hop, reggae e afrobeat”.
Entre os artistas consagrados está a banda Tinariwen, os “principais embaixadores da música tuaregue” que regressam a Sines, “13 anos depois” da sua estreia nos palcos do litoral alentejano, com um novo álbum que vai “ao encontro da música da América rural”.
O coletivo jamaicano Inna de Yard é “outro grupo com lugar marcado” na edição deste ano do Festival Músicas do Mundo, de novo dividida entre Porto Covo e Sines, “que reúne lendas do reggae com músicos da nova geração”.
Também o som jamaicano dos britânicos The Selecter, banda que esteve “na vanguarda do movimento ‘two-tone’, vai ser ouvido em Sines, num concerto de apresentação do novo álbum “Human Algebra”. Os membros originais Pauline Black e Arthur ‘Gaps’ Hendrickson, na voz, e Charley ‘Aitch’ Bembridge, na bateria, comandam a formação que atuará no FMM, confirmou a organização.
A edição deste ano do Festival Músicas do Mundo vai contar também com a presença de Cimafunk, considerado “uma estrela da música afrocubana”, cujo nome “faz referência à sua herança como cimarrón — os escravos de origem africana que escaparam à escravidão -, e à sua música, que mescla ritmos cubanos com funk, afrobeat e hip hop”.
No grupo de artistas jovens com carreira consolidada, encontra-se igualmente o espanhol Rodrigo Cuevas que, na passagem por Sines, irá apresentar “as canções do seu novo álbum” que aborda “uma visão musical singular e moderna”, unindo “elementos do flamenco e de outros folclores espanhóis com elementos contemporâneos”.

Festival recebe artistas de todos os continentes 
O melhor das músicas do mundo passam por Sines e Porto Covo
Destaque ainda para a mexicana Silvana Estrada que passa por Sines para dar a conhecer “Marchita”, o seu álbum de estreia, lançado no ano passado, que a colocam “em terrenos de pop independente com marcas das tradições das suas origens e também do jazz que estudou”.
O Festival Músicas do Mundo contará ainda com Sophie Fustec, que desde meados dos anos 2010 assumiu a identidade La Chica, o trio brasileiro Gilson, formado por José, Francisco e João Gil (filho e netos de Gilberto Gil), Rokia Koné, uma das novas estrelas da música do Mali, o senegalês Lass e a banda franco-marroquina Bab L’Bluz.
Além do jazz português e europeu pela voz de Maria João e o contrabaixo de Carlos Bica, a edição deste ano já confirmou também a presença da fadista Carminho, que atua pela primeira vez no festival, e da brasileira Céu, que regressa a Sines com um novo álbum.
Organizado pela Câmara  de Sines, o Festival Músicas do Mundo realiza-se em Porto Covo, de 22 a 24 de Julho, e de 25 a 29, em Sines.

Comentários