Cinco meses de espera para agendar consulta no Seixal

“Uma situação muito grave para os utentes do concelho”, afirma o porta-voz da comissão 

A Comissão de Utentes de Saúde do Seixal disse que a falta de médicos de família no concelho está a levar a uma espera de cerca de cinco meses para a marcação de consultas. “A agenda para a marcação de consultas está fechada até final de Setembro. Esta é uma situação muito grave para os utentes do concelho”, disse o porta-voz da comissão de utentes, José Lourenço. O concelho tem cerca de 36 mil utentes sem médico de família.
Utentes em protesto no Seixal por mais médicos 

A Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal promoveu, nesta quinta-feira, uma ação de protesto e de alerta à população, na estação de comboios de Corroios, na qual deu a conhecer um abaixo-assinado para exigir o recrutamento de mais meios humanos e técnicos, assim como a construção do Hospital do Seixal.
A ação contou também com a presença de membros da Câmara do Seixal e das Juntas de Freguesia do concelho.
O abaixo-assinado, explicou, está a circular pelo concelho até Maio e será depois enviado à Assembleia da República, ao Governo e ao Presidente da República.
A comissão de utentes apela ainda ao Governo para que crie condições de atratividades para os profissionais de saúde, atuais e futuros, e que garanta aos utentes o acesso a cuidados de saúde diferenciados e de qualidade, conforme direito consignado na Constituição da República Portuguesa.
O concelho do Seixal, adiantou José Lourenço, tem cerca de 36 mil utentes sem médico de família, mas além disso existe um problema “de enorme gravidade” relativamente aos que tem médicos de família uma vez que o tempo de espera para marcação de consultas é agora de cerca de cinco meses.
José Lourenço receia que a situação se agrave ainda mais com a perspetiva de reforma de médicos até ao final do ano.
A Lusa questionou o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal sobre os tempos de espera para as consultas referidos pela comissão de utentes, mas não obteve resposta.

Comentários