Caparica Surf Fest 2023 começa esta segunda-feira

Os melhores surfistas da Europa nas ondas da Costa de Caparica 

A Costa de Caparica volta a receber os melhores surfistas da Europa no Caparica Surf Fest 2023, a última paragem de qualificação europeia, que decorre de 3 a 8 de Abril. Além de ser uma etapa que assume uma extrema relevância para as contas do Challenger Series, é ainda um verdadeiro festival com uma série de eventos paralelos, desde aulas de surf grátis, a um espaço dedicado ao skate, o Moche Impact Zone, com uma competição de skate e aulas para todos os visitantes, aulas de Pilates e música ao pôr do sol com os Estrella Galicia Sunset. Este é mais um ano em que a Câmara  de Almada aposta no surf de excelência. E para o vereador do Desporto, Filipe Pacheco, este é um evento que só traz vantagens para o concelho. 
Caparica é a capital europeia do surf até 8 de Abril 

Esta é uma etapa de grande importância para a World Surf League onde os melhores surfistas europeus procuram um lugar na fase que se segue. No masculino será uma etapa WQS 3000, em que apenas o top 7 (mais um wild-card) se qualificam. No feminino terá lugar na Caparica um WQS 1000, em que o top 4 – liderado pela recém-coroada campeã europeia, Yolanda Hopkins - (outro wild-card) vão estar presentes nos Challenger Series.
Frederico Teixeira, Event Manager da World Surf League em Portugal, refere que “a Costa de Caparica vem-se afirmando, desde há uns anos, no calendário internacional. É um projeto que passou por algumas dificuldades devido à pandemia, mas sabemos que este será o ano de confirmação deste evento. É talvez o projeto que tem mais potencial e mais margem de crescimento”. 
Revelou ainda que “há muitas ideias para o futuro para o evento crescer, também muito devido aos eventos paralelos, e às dinâmicas que se criam por cá. É um evento que nunca viveu sozinho, tem música, tem skate... Naquilo que é o nosso objetivo, além da valorização dos atletas, queremos demonstrar que a Caparica é talvez o ‘surf spot’ de Portugal mais democrático de todos. Está a 15 minutos do aeroporto... Uma das maiores fontes de rendimento do nosso país hoje em dia é o turismo e o ‘short stay’, e a Caparica assume-se como talvez a melhor alternativa de surf a nível nacional. Queremos mostrar que há mais na Costa de Caparica do que somente ondas”. 
O Caparica Surf Fest 2023 conta ainda com mais uma novidade: o primeiro evento do Legasea Tour, uma competição de surf com um formato inovador e organizada pelo surfista português Frederico Morais, nos dias 7 e 8 de abril. Este é um projeto que visa ajudar jovens atletas sub-14 a começarem uma carreira sólida no mundo do surf.

Quebrar a sazonalidade da Costa de Caparica
Prova atrai milhares de pessoas à região por esta altura 
Para além de Frederico Morais, a recém-coroada campeã europeia Yolanda Hopkins Sequeira e a campeã mundial júnior, Francisca Veselko, estão nos Challenger Series. O atual campeão nacional português, Guilherme Ribeiro acredita ser possível lá chegar e está disposto para dar tudo, visto que é matematicamente possível.
Este é mais um ano em que a Câmara  de Almada aposta no surf de excelência. E para o vereador do Desporto, Filipe Pacheco, este é um evento que só traz vantagens para o concelho. “É uma mais valia do ponto de vista de retorno para a nível económico e turístico. A autarquia tem um projeto há alguns anos que se chama ‘Costa todo o ano’, que visa quebrar a sazonalidade da Costa de Caparica, e numa altura de época baixa, o que queremos é continuar a convidar de forma permanente todas as pessoas de fora, a que venham á Caparica ver bom surf que fiquem por aqui e aproveitem as nossas praias, restauração e alojamento”, explicou o responsável. 
Mas a etapa da Caparica é também essencial para o concelho do ponto de vista desportivo. “É muito importante rodearmo-nos de grandes atletas. Precisamos de eventos âncora para desenvolver modalidades cruciais e uma delas é o surf”, referiu ainda o autarca. 

Comentários