Semana de sabor leva bivalves à mesa em Setúbal

Massinha de lingueirão, arroz de navalhas, ceviche de ostras, linguini de amêijoas ou berbigão à mesa de 33 restaurantes 

Mais de trinta restaurantes de Setúbal participam, até 12 de Março, na Semana dos Bivalves, novo evento gastronómico que inclui ainda degustações, workshops, oficinas pedagógicas, uma exposição sobre pesca e um encontro de pescadores. A primeira edição da Semana dos Bivalves, promovida pela Câmara de Setúbal, decorre em 32 restaurantes do concelho, que acrescentam à ementa diária receitas tradicionais ou pratos inovadores confecionados com diversas espécies de bivalves.
Cidade celebra bivalves da região 

A iniciativa integra o calendário de eventos gastronómicos da autarquia, que, no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe, leva à mesa o choco, a sardinha, o carapau, o salmonete, a cavala e a ostra, com o objetivo de promover os sabores da região e a dinamizar a economia e a restauração locais.
Massinha de lingueirão, arroz de navalhas, ceviche de ostras, linguini de amêijoas, arroz de berbigão e mexilhão à Bulhão Pato são algumas das iguarias presentes nas ementas dos restaurantes.
A Semana dos Bivalves passa pelos estabelecimentos 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Antóniu’s, Cais 56, Calhabem, Casa Japonesa, Copa D’Ouro, Decor & Salteado, Flórida, Marisqueira Sab’Amar, O Batareo, O Bote e o Convés.
Os restantes aderentes são O Jacques, Pescador II, O Ramila, Oficina do Peixe, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel, Pinga Amor Marisqueira, Rebarca, Restaurante O Migas, Restaurante Rio Azul, Restaurante Xtoria, Restinguinha, Sem Horas, Solar do Marquês, Tasca da Avenida, Tasca do Duca e Tasca Kefish.
Durante a semana gastronómica, a autarquia dinamiza várias atividades que pretendem alargar o envolvimento da comunidade piscatória e da população em geral.
Um workshop de aguardentes e de amêijoas e ligueirão, uma tertúlia sobre mar, uma oficina de profissões e o lançamento do livro “Na língua da maré”, de Abel Coentrão e Hélder Luís, com a participação do Coro Grupo Mútua dos Pescadores, são outras das atividades a realizar, todas na Casa da Baía.
Os mais novos também fazem parte do evento. No dia 11 de Março, às 15h30, na Biblioteca Pública Municipal, podem descobrir mais sobre ostras e mexilhões numa oficina pedagógica baseada no livro “A Ostra Sostra e o Mexilhão Molengão”, de Conceição Oliveira.
A sessão, de participação gratuita e lotação limitada, destina-se a crianças com mais de 5 anos e tem inscrições a decorrer até 8 de Março na página https://tinyurl.com/ostramexilhao.

Comentários