Queijo, Pão e Vinho na mesa em Quinta do Anjo no fim de semana

"O Festival é uma das principais montras dos produtos regionais de qualidade da região de Palmela"

O Festival Queijo, Pão e Vinho, a principal montra dos produtos regionais de qualidade, acontece já de 31 de Março a 2 de Abril, em São Gonçalo, Cabanas (Quinta do Anjo), no concelho de Palmela, com um programa ideal para as famílias e, este ano, com várias novidades, para um maior conforto dos visitantes. O presidente da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, Francisco Macheta, explicou que, para "criar melhores condições para quem visita o evento", vai ser instalada mais uma tenda e mesas de exterior e vão ser criadas mais zonas de sombra. Além do famoso queijo de Azeitão, os visitantes também podem adquirir diretamente ao produtor diversos vinhos da Península de Setúbal, pão caseiro e doçaria regional, entre outros produtos, bem como usufruir dos diferentes espaços de restauração disponíveis no recinto do certame. Depois do recorde de 18 mil visitantes alcançado em 2022, o presidente da Câmara Municipal, Álvaro  Amaro, acredita que 2023 vai voltar a ser um ano de "enchente".
Festival decorre de 31 de Março e 2 de Abril 

27.ª edição do Festival do Queijo, Pão e Vinho da Quinta do Anjo, em Palmela, arranca no dia 31 de Março com mostras de produção de queijo, tosquia e ordenha de ovelhas e outras atividades tradicionais
"O Festival do Queijo, Pão e Vinho é uma das principais montras dos produtos regionais de qualidade da região de Palmela", disse Francisco Macheta. 
"Uma vez que a Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida é a detentora da marca do queijo de Azeitão, que está alicerçado nos três concelhos da Arrábida - Palmela, Sesimbra e Setúbal -, nós convidámos a estarem presentes as câmaras municipais de Setúbal e de Sesimbra", acrescentou Francisco Macheta, adiantando que, por isso, "este ano o festival também vai ter um 'showcooking' ligado ao mar".
Para Francisco Macheta, o Festival do Queijo, Pão e Vinho é também uma oportunidade para o "contacto direto do consumidor com o produtor, sem haver intermediários".
"Toda a gente se queixa de que os intermediários é que que cobram comissões e fazem com que os produtos cheguem ao consumidor muito caros. Aqui temos a oportunidade de ter um contacto direto e comprar diretamente ao produtor", sublinhou.
"Esse contacto direto é importante para os produtores, mas também para os visitantes, que podem comprar os nossos produtos a preços mais baixos", acrescentou.
Outra novidade, anunciou Francisco Macheta, é o copo reutilizável do Festival, que os visitantes adquirem à entrada juntamente com a pulseira e utilizam depois para todos os consumos de bebidas no recinto. As pulseiras têm o valor simbólico de dois euros para um dia com oferta do copo e o mesmo valor para os três dias, sem oferta do copo, que pode ser adquirido por mais um euro. Para além de poderem ser adquiridas no local, estão já à venda na casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, e na Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.

Autarquia espera "enchente" de visitantes
Mesa cheia dos melhores produtos de Palmela 
Depois do recorde de 18 mil visitantes alcançado em 2022, o presidente da Câmara Municipal, Álvaro  Amaro, acredita que 2023 vai voltar a ser um ano de "enchente". O Festival, realçou, "é já uma marca territorial, de atração de visitantes", um "grande espaço de convívio e reencontro com as origens" e um evento "com um enorme potencial de crescimento e um percurso de futuro ainda incalculável".
"Este é um certame que queremos levar cada vez mais longe", referiu Álvaro Amaro, garantindo que "a Câmara Municipal está fortemente empenhada e faz parte da família que põe este certame em pé, que só acontece com a conjugação de vontades".
Também o presidente da Junta de Quinta do Anjo, António Mestre, destacou o empenho da Junta para com o Festival, sendo que nesta edição "reforçou o apoio financeiro". Passados estes anos, o Festival "mantém as características quase originais" e aposta no "envolvimento do movimento associativo" e, para António Mestre, estes são fatores que o valorizam.

Corrida com Ovelhas 100 por cento Saloias
Corrida de Ovelhas Saloias. Uma tradição do certame 
Os visitantes vão ter a oportunidade de contactar diretamente com os 39 produtores presentes (15 de vinhos da Península de Setúbal, nove queijarias, duas panificadoras e 13 de doçaria, mel, entre outros produtos). Tal como na edição de 2022, os Queijos de Portugal vão estar representados, desta vez no stand da Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal. Também os municípios de Setúbal e Sesimbra vão estar presentes este ano, ficando assim representada toda a região da Arrábida.
Além do famoso queijo de Azeitão, os visitantes também podem adquirir diretamente ao produtor diversos vinhos da Península de Setúbal, pão caseiro e doçaria regional, entre outros produtos, bem como usufruir dos diferentes espaços de restauração disponíveis no recinto do certame.
Para facilitar o acesso ao Festival e desincentivar os visitantes a deslocarem-se em viatura própria, o município vai disponibilizar um vaivém, com partidas do Largo de São João, em Palmela, sexta-feira, entre as 20 e as 23h30, sábado, das 16 às 23 horas, e domingo, das 14 às 21 horas.
Um dos principais atrativos do programa central é a Corrida de Ovelhas, este ano com Ovelhas 100 por cento Saloias. Destaque também para as demonstrações de tosquia, as diversas atividades desportivas promovidas com a importante parceria do Movimento Associativo e os espetáculos com Jorge Nice, Sevilhanas, Grupo Alluahá, Orquestra Ligeira da SIM e Cante Alentejano com Mod'Alentejo e o Grupo Coral 1.º de Maio.
O programa central é complementado por um programa equestre e atividades na área da gastronomia e vinhos, com destaque para o Ateliê de Fogaça de Palmela com a Chef Marta Nunes, que o município promove no âmbito do programa “Palmela - Experiências com Sabor!”.

Comentários