Dia Mundial do Teatro com programa eclético em Setúbal

Espetáculos para diferentes públicos até 27 de Março em todo o concelho 

O Dia Mundial do Teatro é assinalado entre os dias 5 e 31 de Março com um programa que inclui uma mostra de teatro amador e a realização do primeiro Festival Académico de Teatro de Setúbal. Iniciativa da Câmara Municipal em parceria com o movimento associativo e agentes culturais do concelho, as comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinala a 27 de Março, proporcionam espetáculos para diferentes públicos, apresentados por companhias de todo o país, e diversas formações e workshops. Um dos pontos altos das comemorações, este ano centradas no tema do Teatro Físico, é a apresentação da peça “Une Histoire Bizarre”, pela Décima Colina e Associação Juvenil Ponte, no dia 27, pelas 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Teatro estará em destaque no concelho de Setúbal 


O espetáculo, de entrada gratuita, mediante reserva prévia pelo endereço de correio eletrónico bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt, fala sobre como é viver-se com a vida às costas pela voz de 14 pessoas refugiadas e migrantes, atualmente a residir em Portugal, e de quatro atores portugueses.
“Une Histoire Bizarre” é o relato do que é viver-se cá, com a vida toda às costas, numa história escrita pelos atores ao longo dos ensaios em que se conta como é partir, como se viaja, o que é chegar e recomeçar.
Este ano, as comemorações do Dia Mundial do Teatro têm a particularidade de integrar a primeira edição do Festival Académico de Teatro de Setúbal, que celebra os dez anos de atividade do Grupo de Teatro do Politécnico de Setúbal.
Entre os dias 21 e 27, o Festival Académico de Teatro de Setúbal 2023 leva a diferentes palcos do concelho as peças mais reelevantes do repertório do grupo, entre as quais “O fim”, de António Patrício, no dia 21, às 21h30, na Casa da Cultura, “Rousseau”, de Bernard Chartreux e Jean Jourdheuil, no dia 23, às 21h30, no Teatro de Bolso, e “Mataram as Searas”, de José Caldeira Duarte, no dia 26, às 21h30, no Rancho Folclórico das Praias do Sado.
O festival termina no Dia Mundial do Teatro, com uma sessão de poesia a partir das 17 horas, na Casa da Baía.
O programa completo e mais informações sobre o Festival Académico de Teatro de Setúbal 2023 podem ser consultadas nos sites do município e do Instituto Politécnico de Setúbal
As reservas para os espetáculos devem ser feitas pelo endereço de correio eletrónico teatro.politecnico@ips.pt.
A programação do Dia Mundial do Teatro reserva, no dia 8, às 18 horas, no Teatro de Bolso, a apresentação de “O Vestido Vermelho”, espetáculo inserido também nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, numa parceria entre o TAS – Teatro Animação de Setúbal e a SEIES.
Em palco, Célia David e Susana Dagaf, fazem a leitura encenada de dois contos de Mia Couto, sobre duas mulheres em contexto de violência. O espetáculo tem entrada gratuita.
Segue-se a 10, pelas 15h00, no Auditório Bocage, “Efeito Berbereta”, pelo Lobby Teatro, destinado a grupos escolares, de entrada gratuita.
A 18, às 21h30, na Casa da Cultura, o Monstro Colectivo apresenta a performance teatral “O homem primeiro tropeça, depois anda, depois corre, um dia voará”, a partir do “Memorial do Convento”, de José Saramago, com bilhetes a quatro euros.
“Teatro do Oprimido – Grito do Silêncio – Parte II” é a proposta do TOMA – Teatro Oficina Multi Artes, nos dias 24 e 25, às 21 horas, na União Setubalense, num espetáculo que resulta dos exercícios de improviso realizados no Workshop do Teatro do Oprimido.
As entradas para cada sessão custam cinco euros.

Um programa com muito teatro pelo concelho 
Une Histoire Bizarre chega a Setúbal a 27 de Março 
Já o TAS leva ao palco do Teatro de Bolso, nos dias 25, 26 e 27, às 21h30, o espetáculo “Tantos Ontens”, construído a partir de cinco crónicas de António Lobo Antunes. A entrada é gratuita.
No último dia das Comemorações do Dia Mundial do Teatro, 31, pelas 21 horas, o espaço A Gráfica acolhe “Antígona 3 por 3,5, pela Companhia do Chapitô, num espetáculo de entrada gratuita mediante reserva pelo endereço de correio eletrónico dicul@mun-setubal.pt.
A programação comemorativa do Dia Mundial do Teatro volta a dar oportunidade aos grupos de teatro amador de Setúbal de mostrarem o seu trabalho ao público em três espetáculos de entrada gratuita.
A Mostra de Teatro Amador de Setúbal conta, no dia 11, às 21h30, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com a apresentação do musical “A História do fado… como nunca ninguém a contou!”, pelo Grupo de Teatro Perpetuus. 
A 18, às 16 horas, no Clube Recreativo Palhavã, o Grupo de Teatro Puzzle da APPACDM interpreta a peça de teatro infantil “A nossa Alice”, e às 21h30, o Grupo Cénico do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” estreia a comédia “Chupa que é Cana Doce”, na sede da coletividade.
Da programação do Dia Mundial do Teatro fazem também parte eventos especialmente preparados para os mais novos, a começar com “O Lugar de Todas as Histórias”, pelo Teatro Quadrilha, no dia 11, às 10h30, na Casa da Cultura, com bilhetes a três euros.
Segue-se, a 12, às 16h30, no Jardim do Bonfim, o espetáculo “Carolina Beatriz Ângelo”, do Ciclo Antiprincesas dinamizado por Cláudia Gaiolas.
A 19, a partir das 15h30, na Casa da Cultura, a Historiscópio – Teatro de Marionetas apresenta o espetáculo “Picnic”, com entradas a 3 euros, e dinamiza, uma hora depois, a “Insectarium”, oficina de construção de insetos, dirigida a crianças a partir dos três anos.
Outra componente das comemorações do Dia Mundial do Teatro é a valorização da formação e captação de novos públicos, com a oferta de um conjunto de workshops e formações dirigidas ao público em geral e também aos profissionais e estudantes.
Nos dias 5, 12, 19 e 26, das 15  às 16h30, na Capricho Setubalense, Paula Sousa, do TOMA, dinamiza uma oficina criativa de teatro para crianças dos 6 aos 11 anos.
As inscrições, com o valor de 31 euros por pessoa, devem ser feitas pelo email associado.toma@gmail.com.
“A Commedia dell’Arte: Hoje!” é o título do workshop conduzido pelo encenador Nuno Pino Custódio, entre os dias 6 e 10, das 18 às 21 horas, em A Gráfica.
As inscrições para a atividade, com o valor de 15 euros, destinada a profissionais do espetáculo e estudantes de artes cénicas, devem ser feitas pelo preenchimento de um formulário online
Já o Teatro Estúdio Fontenova promove o workshop “Comunicação acessível: design de comunicação e linguagem clara”, orientado por Maria Vlachou, da Acesso Cultura, no dia 10, das 9h30 às 12h30 e das 14 às 17 horas, na Casa da Cultura.
As inscrições, destinadas a profissionais da cultura, designers, estudantes de museologia, comunicação, marketing e design, têm o custo de 20 euros com desconto para desempregados e estudantes que pagam 15 euros, e devem ser feitas pelos contactos teatroestudiofontenova@gmail.com ou 927 718 836.
“O Meu Palhaço Pessoal e Intransmissível”, workshop que pretende dar início à viagem ao universo do palhaço, é a proposta da artista Anabela Mira para os dias 25, das 10 às 17 horas, e 26, das 14 às 21 horas, na Casa da Cultura.
As inscrições para a atividade, com o valor de 15 euros, destinadas a maiores de 14 anos, devem ser feitas pelo preenchimento de um formulário online.

Comentários