Atleta a residir no Pinhal Novo é bicampeão europeu do triplo salto

Atleta do Benfica conseguiu o máximo registo português com um salto de 17,60 metros

O atleta residente em Pinhal Novo Pedro Pichardo, que se sagrou Bicampeão Europeu de Pista Coberta no Triplo Salto, na Turquia, repetindo o título alcançado em 2021, na Polónia. O atleta do Benfica, ao saltar 17,60 metros na terceira tentativa, estabeleceu ainda um novo recorde pessoal e nacional e a melhor marca mundial do ano. Recorde-se que Pedro Pichardo é o padrinho dos Centros Municipais de Marcha e Corrida de Palmela e de Pinhal Novo, inaugurados em 2020.  Pedro Pichardo que regressou este domingo a Portugal após se ter sagrado bicampeão europeu do triplo salto em pista coberta, em Istambul, na sexta-feira. Sorridente, salientou o mérito do seu treinador e pai, Jorge Pichardo, que o acompanhava. O atleta, que faz integralmente a preparação no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal. 
Pichardo voou 17,60 metros para a medalha de ouro 

"Estou muito feliz, é uma emoção muito grande ser bicampeão europeu de pista coberta. O segredo para o sucesso é muito treino, muito trabalho. Temos de perguntar ao 'míster" [o seu treinador e pai], ele diz que as medalhas são dele. Somos bons amigos, sou muito grato por ter um pai como ele, acho que, sem ele, não teria atingido o que atingi até hoje", afirmou o atleta do Benfica. 
O triplista junta o triunfo nos Europeus de Istambul 2023 a um conjunto de títulos alcançados nos dois últimos anos, com o ouro nos Jogos Olímpicos, em 2021, e nos campeonatos do Mundo e da Europa ao ar livre, em 2022.
Pichardo mostrou-se "muito grato" a Portugal no regresso ao Pinhal Novo, onde reside, após se ter sagrado bicampeão europeu do triplo salto em pista coberta, em Istambul, na sexta-feira.
"Nunca me arrependi de estar aqui. Estou muito feliz aqui, muito grato ao país e ao povo todo pelo carinho, as mensagens, tudo. Estou muito contente," reconheceu o recordista nacional do triplo salto, que melhorou a sua marca precisamente nos Europeus 'indoor' Istambul2023, com um salto de 17,60 metros que o levou à vitória e que passou a ser o máximo registo português na disciplina.
"Estou muito feliz, é uma emoção muito grande ser bicampeão europeu de pista coberta. A meta agora é descansar cinco dias e chegar ao verão e continuar a somar vitórias. Teremos o Mundial, em Budapeste, também a Liga Diamante, e estamos focados em ganhar e também em fazer bons saltos," planeou o atleta. 
Pedro Pichardo revalidou o título europeu de pista coberta - é ainda detentor do cetro europeu ao ar livre e ostenta também os títulos europeu, mundial e olímpico. No entanto, não faz qualquer destrinça particular das conquistas.
"Para mim, todas as medalhas têm um valor diferente, todas são importantes, todas têm um significado muito grande. O importante é, primeiro, ter saúde e conseguir treinar bem, o resto, que seja sempre somar vitórias e trazer medalhas e títulos para casa. Para mim, é sempre importante," frisou o atleta, natural de Cuba e naturalizado português desde 2017.
Em função dos resultados já obtidos, Pichardo já só pensa no derradeiro objetivo futuro: o recorde mundial.
"Na minha cabeça, não me foco nisso, tento ficar com os pés assentes na terra e fazer o meu trabalho. O resto, sai nas competições. O recorde mundial, vamos tentá-lo, agora que já temos todos os títulos é só tentar esse recorde, que é a única coisa que está em falta," conta o atleta. 
Ao seu lado, feliz pela conquista do seu filho e pupilo, Jorge Pichardo, responsável pelo treino e gestão da carreira do recordista nacional português do triplo salto, não baixou a exigência.
"Estou orgulhoso, mas não estou contente, porque o nosso objetivo é bater todos os recordes do triplo salto. Ganhámos, mas a medalha é minha," afirmou, entre risos, definindo o recorde mundial do triplo salto, cuja marca é de 18,29 metros e que pertence, desde 1995, ao britânico Jonathan Edwards.
O município de Setúbal "saúda Pedro Pichardo, e o pai e treinador, Jorge Pichardo, por mais este feito desportivo internacional, que se inscreve numa carreira recheada de êxitos e contribui para o engrandecimento e divulgação do concelho além-fronteiras". 

Comentários